EnglishEspañolPortuguês

Cão com problema cardíaco é submetido a cirurgia no Piauí e passa bem

26 de maio de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

A equipe do Hospital Veterinário Universitário (HVU) da Universidade Federal do Piauí, liderada pela professora Ana Maria Quessada e pelo professor Marcelo Campos Rodrigues, realizou recentemente a segunda cirurgia cardíaca bem sucedida do HVU.

Neno passa bem após cirurgia (Foto: Reprodução/Cidade Verde)
foto de neno na mesa de cirurgia junto à equipe médica

O cãozinho de nome Neno é portador de um defeito congênito no coração, o que o impedia de se alimentar normalmente já que o defeito interfere com a função do esôfago. Por ter um prognóstico reservado, não é executada frequentemente.

“Esse tipo de procedimento é muito raro porque o risco de resposta negativa por parte do animal é muito grande. No Nordeste, essa é a segunda cirurgia realizada com sucesso e só possível aqui na UFPI graças a uma boa equipe e a uma aparelhagem adequada. A ideia é adotar a cirurgia cardíaca como rotina”, explica a professora Ana Maria.

Compuseram a equipe médicos veterinários residentes, estudantes de pós-graduação e graduação e a anestesista do HVU, Dra. Francisca Barros Bezerra. O animal está clinicamente bem e a tutora está satisfeita com os resultados.

Fonte: Cidade Verde

Você viu?

Ir para o topo