EnglishEspañolPortuguês

Bugio resgatado em Porto Alegre será confinado em Zoológico

26 de maio de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Um bugio foi retirado do interior de uma residência no bairro Restinga Velha, zona sul de Porto Alegre, no final da tarde de segunda-feira, por agentes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). O resgate foi solicitado pelo morador da casa.

O animal, que estava refugiado em um quarto e pode ter fugido de algum cativeiro, será encaminhado a um zoológico. A bióloga Soraya Ribeiro, coordenadora da Equipe de Fauna da Smam, explica que os animais criados em cativeiro dificilmente podem retornar à vida livre. A manutenção de animais silvestres em cativeiro é crime passível de punição pela Lei 9.605 de 1998.

Fonte: Zero Hora


Nota da Redação: Um Zoológico não é a solução para animais que não podem retornar à vida livre. Para animais vítimas do cativeiro, da exploração ou do tráfico, existem santuários onde a visitação não é permitida, caracterizando exclusivamente o bem-estar animal e onde são tratados com respeito e dignidade. Existem, ainda, centros de reabilitação em que os animais são tratados para um possível retorno ao habitat. Em um Zoológico, os animais são associados ao lazer dos seres humanos e ao lucro obtido com a “atração”. Os bichos ficam ainda mais estressados do que já estão com os espaços geralmente inadequados e a aglomeração de pessoas – isso sem considerar zoológicos que, de tão inapropriados, foram investigados, fechados, interditados, como os casos do Zoológico de Goiânia e do ZooNit.


Você viu?

Ir para o topo