EnglishEspañolPortuguês

Animais de raça apreendidos em comércio serão sorteados pelo CCZ de SP

26 de maio de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Cerca de 30 filhotes de cães e gatos de diversas raças serão doados neste domingo (30) em São Paulo. Os animais foram apreendidos neste mês durante fiscalização de comércio de animais na capital paulista . Eles estavam à venda dentro de gaiolas e veículos estacionados na Praça Dr. Agostinho Betarello, na região da Lapa/Pinheiros. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo (CCZ), são cães das raças yorkshire, pinscher, shitzu, labrador, golden retriever, sharpei, boxer, rottweiler e gatos da raça persa.

imagem dos filhotes usados para comércio de animais
Foto: Reprodução/O Globo

Os interessados na adoção de um dos animais devem atender aos seguintes pré-requisitos: residir na cidade de São Paulo, ser maior de 18 anos e participar do sorteio de um único animal. Não será permitida a inscrição de mais de uma pessoa para um mesmo endereço. Também não serão aceitas inscrições de funcionários e prestadores de serviços diretos do CCZ, bem como daqueles que tiveram seus animais apreendidos. O sorteio acontece neste domingo, às 14h, na sede do CCZ, no Bairro Santana, Zona Norte de São Paulo. Os animais serão entregues para adoção vacinados, vermifugados, microchipados e castrados.

Serviço

Para adotar os animais, é preciso participar de um sorteio. A inscrição deverá ser feita pelo e-mail [email protected], das 7 às 18 horas, nos dias 27 e 28 de maio. Somente estarão aptos a concorrer aqueles que fornecerem os seguintes dados: nome completo, RG, CPF, endereço (rua/avenida, número, complemento, bairro, CEP), telefone, e-mail, espécie (cão ou gato) e raça desejada. No momento do sorteio, deverão ser apresentados CPF, RG e comprovante de endereço atualizado (seis meses), em nome do inscrito. A segunda parte do processo de seleção será composta por uma entrevista com o sorteado, e a adoção será concretizada mediante o pagamento de taxa no valor de R$ 15,25.

Fonte: O Globo

Nota da Redação: Na contramão da ética , o CCZ mais uma vez mete os pés pelas mãos e opta por uma atitude questionável ao reforçar a distinção entre raças e dar mais respaldo ao comércio.  O incentivo à adoção deve ser acentuado, porém não elegendo os que têm pedigree em detrimento dos SRDs esquecidos, que merecem, tanto quanto aqueles, o mesmo direito a uma vida digna. Sortear cães de raça é uma atitude totalmente preconceituosa, que tira ainda mais a oportunidade  de que todos os cães, sem distinção, sejam adotados.  A adoção deve ser consciente, por quem realmente deseja um companheiro, e não por quem deseja ostentar um cão de raça. Espera-se que o CCZ reveja sua postura e aplique com sensatez uma medida igualitária de tratamento a todos os cães, sem distinção.



Você viu?

Ir para o topo