EnglishEspañolPortuguês

Mais de 50 gatos são mortos no Cemitério do Araçá, em SP; assassino ainda não foi identificado

21 de maio de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Por Fernanda Franco  (da Redação)

Cemitérios e parques infelizmente ainda são o destino de muitos animais abandonados por seus próprios tutores. E, na ausência de uma política pública consistente de castração, essas vítimas do descaso acabam por se multiplicar e tornar ainda mais dramático o problema do abandono.

foto de um gato deitado ao lado de um tumulo
Vítimas do descaso (Foto: Janaína/Mister Vet)

Diante da inércia do poder público, os pobres animais sobrevivem como podem e contam com a solidariedade de protetores independentes, como é o caso de Rosely Cometti, 63, que atua há mais de 6 anos resgatando gatos, castrando e encaminhando para adoção.

A protetora conta que quase todos os dias se depara com 2 ou 3 gatos mortos no Cemitério do Araçá, no centro de São Paulo, e calcula que há cerca de um mês mais de 50 gatos já foram exterminados no local. Nesta quinta-feira (20), foram encontrados mais quatro felinos mortos por suspeita de envenenamento. Laudos ainda serão feitos para comprovar a causa das mortes.

foto dos gatos encontrados mortos no cemitério
Foto dos gatos encontrados mortos no cemitério nesta quinta-feira (20) (Créditos: Rosely Cometti)

Protetores denunciam o descaso das autoridades e temem que outros gatos ainda possam ser mortos: “Eu estou revoltada com a falta de atitude de todas as autoridades envolvidas. Precisamos zelar pela vida desses animais, e tomar uma providência imediatamente, senão mais gatos vão morrer!”, diz a protetora.

Considerando que a administração do cemitério tem grande responsabilidade sobre o que acontece ali dentro, a ANDA pediu um parecer do responsável administrativo do Cemitério do Araçá, sr. Carlos Davi. Questionado sobre quais medidas estão sendo adotadas para coibir a matança desses animais, Davi afirmou: “Nós temos uma ronda feita por funcionários do cemitério, no entanto o acesso ao local é livre. Ainda não sabemos se foi envenenamento, portanto não podemos tomar nenhuma atitude enquanto não houver uma confirmação da causa das mortes”.

foto de alguns gatos que vivem no cemitério, entre os túmulos
Animais dependem da solidariedade de alguns protetores para sobreviver (Fotos: Janaína/Mister Vet)

A ANDA entrou em contato com a equipe liderada pela Dra. Leda Maria Ponte, do CCZ de São Paulo, que fará nesta sexta-feira (21) análises no local para identificar o que causou a morte dos gatos. O CCZ declarou que tratará com prioridade as investigações sobre este caso.

Nota da Redação: A ANDA conta com a manifestação da sociedade para acompanhar este caso, exigindo das autoridades as providências cabíveis e os devidos cuidados para que este assassino seja identificado e condenado pelo crime cometido em tempo de não fazer mais vítimas. Chega de dar poder para o crime e para a violência por meio da impunidade.

Você viu?

Ir para o topo