EnglishEspañolPortuguês

Treze aves silvestres são encontradas dentro de bar em Belém (PA)

20 de maio de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgaram, nesta quinta-feira (20), o fechamento de um criadouro de aves silvestres que funcionava dentro de um bar no bairro Canudos, em Belém. No local, os agentes apreenderam 13 curiós sob maus-tratos – alguns deles com anilhas fraudadas; uma gaiola-anilhadora e material de propaganda e de cadastro da Associação Amigos Defensores dos Pássaros da Amazônia (Adpam).

O proprietário do bar foi multado em R$ 6,5 mil, pelo cativeiro, e R$ 19,5 mil, por maus-tratos, já que mantinha os pássaros em meio à sujeira (material fecal e fungos). Os animais apreendidos serão destinados a um criadouro de fauna silvestre.

Segundo agentes da Divisão de Fauna do Ibama no Pará, existem diversas denúncias no órgão contra a associação ligada ao autuado. Uma delas afirma que representantes da Adpam circulam pelo estado do Pará prometendo a passarinheiros a regularização de suas aves junto ao Ibama, o que é impossível.

“Existem fortes indícios de que a Adpam está disseminando essa informação errada. Anilhar um curió retirado da natureza é crime, a legislação não permite. Para ter uma ave, ela deve ter nascido de pais já cadastrados no Ibama”, explica o chefe da Divisão de Fauna do Ibama, Leandro Aranha.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo