EnglishEspañolPortuguês

Lâmpadas são postas em bosque para aquecer os animais

18 de maio de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A diretoria do Bosque Municipal Dr. Fábio Barreto adota, desde o mês de abril, medidas preventivas para controlar a temperatura dos recintos dos animais nos dias mais frios. Na semana passada, quando os termômetros do Bosque registraram 0,5 °C na madrugada de 13 de maio, a diretoria afirmou que a comodidade dos animais em nada foi afetada graças aos cuidados.

O Serpentário ou Terrário foram dois dos locais que receberam atenção especial, com reforma da rede elétrica. Foram substituídas algumas lâmpadas e corrigidos problemas na fiação, deixando o espaço aquecido. Além das lâmpadas e aquecedores, a dieta dos animais é enriquecida com ingredientes calóricos. Mamíferos e aves têm o recinto onde vivem adaptado com feno.

Lâmpadas e aquecedores mantêm animais aquecidos durante inverno no Bosque Municipal. (Foto: Reprodução)

Com a mudança climática, a maior preocupação dos técnicos do Bosque é com os répteis (serpentes em geral, tartarugas e jacarés). Segundo Alexandre Gouvêa, zootecnista e chefe do Bosque Municipal, eles são considerados animais pecilotérmicos, ou seja, que não controlam a temperatura interna em relação ao meio externo. “Durante a madrugada, quando a temperatura cai, a tendência é que ocorra a queda de temperatura corpórea dos répteis, podendo levá-los à morte”, explica Alexandre. “Ligamos os aquecedores e lâmpadas, mantendo a temperatura próxima dos 28 graus”.

Com relação às aves e mamíferos que são homeotérmicos (animais que controlam a temperatura interna em relação ao meio externo), as principais medidas adotadas se voltam para a alimentação. São introduzidos ingredientes mais calóricos e energéticos, como coco seco da Bahia, batata-doce e legumes. No recinto onde vivem também são espalhados fenos que servem como camas, propiciando um certo conforto e até aquecimento. Para as aves, a preocupação é com as correntes de ar e para isso são coladas cortinas plásticas na frente dos recintos, durante a noite, evitando a entrada do vento.

O Bosque Municipal está localizado na rua Liberdade, s/nº, no bairro Campos Elíseos. Agendamentos escolares e mais informações podem ser solicitadas pelos telefones: (16) 3636-2283 / 3636-2513.


Fonte: EPTV

Você viu?

Ir para o topo