EnglishEspañolPortuguês

Índia inaugura primeiro banco de sangue canino

18 de maio de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

A Índia acaba de inaugurar o primeiro banco de sangue canino em uma universidade da Ásia. No Ocidente, apenas os Estados Unidos e o Reino Unido oferecem esse tipo de serviço.

Médicos veterinários do Sul da cidade de Chennai estão procurando por possíveis doadores. Segundo o dr. P. Thangaraju, da Universidade de Ciência Veterinária e Animal Tamil Nadu, 28 tutores de cães já registraram seus animais para doar sangue. E o banco de sangue canino foi inaugurado por um Labrador preto, na última segunda-feira, 10 de maio. Mas Thangaraju informa à Agência France Press que é preciso de mais doadores para disponibilizar os oito tipos sanguíneos identificados.

Na opinião do veterinário, seria preciso um investimento de um milhão de rupias (cerca de 22 mil dólares) na universidade – que atende cerca de 200 cães por dia – para evitar que mais animais morram por falta de sangue. Segundo Thangaraju, transfusões são necessárias durante cirurgias para remover tumores, tratar cachorros com leucemia, e também os que sofreram acidentes, registro comum no país cujo trânsito é completamente caótico.

Mas vale lembrar que, assim como os humanos, é preciso preencher alguns requisitos para doar sangue: o animal deve estar vacinado e vermifugado, não ter feito cirurgia recentemente, não pode estar prenhe, deve estar clinicamente saudável, ser dócil e livre de pulgas e carrapatos. E cachorros entre um a oito anos são doadores em potencial, e podem doar no máximo quatro vezes ao ano, em qualquer hospital veterinário que possua um banco de sangue.

Com informações da PetMag

Você viu?

Ir para o topo