EnglishEspañolPortuguês

Exposição fotográfica "Terra de Linces" mostrará o lince-ibérico na natureza

18 de maio de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

A exposição fotográfica “Terra de Linces”, com um conjunto de fotografias de linces-ibéricos (Lynx pardinus) em liberdade no seu habitat natural, de autoria do fotógrafo Andoni Canela, estará aberta entre 22 de maio e 22 de julho, no Jardim Botânico Tropical, em Belém, Lisboa, Portugal.

imagem da divulgação da exposição
Imagem: Reprodução/Barlavento

Andoni Canela é um fotógrafo profissional de nacionalidade espanhola especializado em fotografia de natureza.

Vencedor do Prêmio Godó de Fotojornalismo em 2009 por uma reportagem sobre o lobo-ibérico, o seu trabalho ilustra mais de 30 reportagens da revista National Geographic, em diferentes edições publicadas em Espanha, Portugal, Itália e França. Possui igualmente trabalhos publicados noutras publicações de prestígio como BBC Wildlife, Geo, Newsweek, La Vanguardia ou The Sunday Times.

O lince-ibérico é o felino mais ameaçado do mundo, tendo sido estimada em 2009 uma população global de 220-225 indivíduos, ocorrendo quase exclusivamente em Espanha, com algumas deteções esporádicas em Portugal.

As causas do seu declínio populacional são diversas, mas relacionam-se sobretudo com a diminuição das populações de coelho-bravo, sua presa preferida, e a perda de habitat.

Com efeito, a espécie sofreu um declínio acentuado desde meados do século XIX até ao final do século XX, tendo sido ainda estimado em 1988 um efetivo populacional total de 1000-1200 indivíduos, que chegou a menos de 200 indivíduos em 2005.

Na sequência da implementação de diversas ações de conservação, aparentemente esta tendência negativa parece estar a inverter-se, tendo-se registado um pequeno crescimento populacional desde então.

Como resposta à precária situação da espécie, estão atualmente a ser implementados em Espanha e Portugal diversos programas de conservação, delineados para a recuperar em ambos os países, envolvendo o trabalho conjunto de equipas dos dois lados da fronteira e de diversas instituições públicas e privadas.

A exposição “Terra de Linces” enquadra-se na componente de sensibilização ambiental do projeto Iberlinx, projeto que está a ser executado pela EDIA, Águas do Algarve, Junta de Andaluzia e o Ayuntamiento de Valência del Mombuey, com o envolvimento institucional e participação do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, e que inclui igualmente diversas ações de conservação no terreno.

A exposição beneficia ainda do apoio do Jardim Botânico Tropical (IICT) e da Câmara Municipal de Lisboa.

Esta exposição foi organizada para que se possa entender melhor o grande desafio de dar ao lince-ibérico um futuro no bravio das vastas regiões de Espanha e Portugal que estão a procurar tornar-se de novo terra de linces.

Na exposição, Andoni Canela mostra, de modo íntimo, o lince-ibérico e o seu habitat.

A terra de linces é a nossa terra, o local que temos de partilhar com eles.

A arte do fotógrafo leva a refletir sobre o que é necessário fazer para conseguir essa partilha.

Uma parte das fotos da “Terra de Linces”estará exposta no exterior, em grandes telas fotográficas distribuídas pelo (tão aprazível) Jardim Botânico, e outra parte estará disposta em duas salas do Palácio dos Condes da Calheta, no topo do Jardim.

Serviço:

A exposição abre ao público às 14h00 do dia 22 de maio (Dia Internacional da Biodiversidade), mantendo-se aberta até às 18h00 do dia 22 de julho.

O seu horário é o seguinte:
Dias úteis: 9h00 – 18h00
Fins-de-semana e feriados: 11h00 – 19h00.

O portal Naturlink http://naturlink.sapo.pt , enquanto canal ambiental do portal Sapo.pt, é o portal oficial da exposição, podendo os interessados descarregar nesta página um voucher que proporciona a entrada gratuita na exposição a quem o entregar na portaria do Jardim (a entrada no Jardim é paga para quem não possuir um voucher/convite).

Fonte: Barlavento Online

Você viu?

Ir para o topo