EnglishEspañolPortuguês

Assine a petição que pede providências contra o extermínio dos animais abandonados em São José do Rio Preto (SP)

18 de maio de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Art by Lu
[email protected]

A Represa Municipal de São José do Rio Preto, em SP, hoje administrada pelo ex-vereador Caio Cezar Urbinati, como tantos outros, é ponto de abandono de animais, principalmente, de gatos. Problema vivenciado por qualquer cidade que trate a sua fauna urbana com descaso. Os animais, além de sofrer com o crime de abandono, cruelmente praticados pelos seus próprios tutores, ainda vivem sem proteção contra intempéries (frio, chuva…) e correndo risco de sofrer com a violência de seres mal educados e potenciais criminosos.

Essas vítimas são tratadas, pelo poder público, atualmente representado pelo Prefeito Valdormiro Lopes, e por aqueles que acham que a vida não vale nada, como um problema que precisa ser eliminado, esquecendo os conceitos de crime, ética e de desenvolvimento sustentável, muito falado e pouco praticado. Realmente, possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais, não é para qualquer um.

Medidas não foram tomadas por falta de vontade política, pois as ONG’s de proteção animal fizeram várias sugestões de ações éticas, que foram desconsideradas e ignoradas, por nossos representantes no poder municipal.

Nesse final de semana, fomos informados, pelo Sr. Caio Cezar Urbinati que esse problema precisa ser eliminado, mesmo que isso signifique transferência dos gatos para outro ponto (jogar a “sujeira” para baixo do tapete) ou até mesmo o extermínio.

A ignorância é uma “dádiva”, pois as pessoas que têm o mínimo de conhecimento sobre comportamento animal sabem que, se eles forem retirados/eliminados, outros ocuparão o espaço, o que desencadeará várias ações de violência.

São necessárias medidas eficazes que, a longo prazo, solucionarão o problema, sem agressões das vítimas.

Para somar forças às pessoas que já se organizam para ajudar esses animais e para que haja uma verdadeira política social de saúde pública municipal, que respeita a vida e inicie trabalhos verdadeiramente preocupados com o desenvolvimento social urbano, pedimos aos munícipes que assinem uma petição, que será encaminha ao poder público de São José do Rio Preto.

Não podemos deixar nossos indefesos animais virarem criminosos, quando são as vítimas.

PETIÇÃO

Senhor Prefeito de São José do Rio Preto, Valdomiro Lopes da Silva Júnior:

Vimos, por meio deste, solicitar implementação de ações públicas que visem a solução de problemas com o crescimento desordenado da população de animais em São José do Rio Preto, tomando como exemplo o ponto da Represa Municipal, objeto desta petição.

Um trabalho entre as ONGs do município e protetores independentes já é realizado no local descrito, o qual consiste em alimentação e tratamento, esterilização e adoção destes animais. Apesar deste trabalho trazer resultados a longo prazo, é um trabalho efetivo, pois a alimentação e o tratamento mantém estes animais saudáveis, diminuindo a incidência e transmissão de doenças, além de um controle eficaz da população por meio da esterilização. Esse trabalho não gera custo algum ao município, ao contrário da proposta inicial do dirigente da represa, Sr. Caio Urbinati, que consistiria em “fazer desaparecer” estes animais (o que acarretaria a superpopulação em outro ponto da cidade) ou custos com a eutanásia.

Além dos motivos citados, a eutanásia em massa destes animais é considerada crime de acordo com a Lei 12916/08, sancionada no Estado de São Paulo. Portanto, para o cumprimento da Lei e proposta desta petição, solicitamos:

– Cumprimento das reuniões para implantação do projeto de castração de cães e gatos do município;

– Criação de uma coordenadoria de bem estar animal, que trará sugestões de ações para problemas vivenciados com os animais domésticos e domesticados do município;

– Aproveitamento da guarda municipal para auxiliar na fiscalização das medidas implantadas.

No aguardo de providências e soluções das autoridades competentes.

PROAMBI – Protetores do Amigo Bicho

Assine aqui a petição: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6162

Você viu?

Ir para o topo