EnglishEspañolPortuguês

Um urutau, ave rara conhecida como "ave-fantasma", é visto em Cuiabá (MT)

15 de maio de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Mesmo na capital do Mato Grosso, onde a destruição do meio ambiente é notícia frequente, algumas manifestações da natureza ainda surgem pelas ruas. Nesta semana, por exemplo, uma das avenidas mais movimentadas e urbanizadas de Cuiabá contou com a presença discreta – mas improvável – de um urutau. Conhecido como ave-fantasma, o pássaro é um animal raro e avesso aos centros urbanos, mas se firmou numa árvore na avenida e, como é seu hábito, ali ficou imóvel por um dia.

foto de um urutau
Imagem ilustrativa de um urutau em seu habitat

Presente nos cerrados, o urutau é uma das aves de comportamento mais intrigante que se conhece. Ele vive se abrigando em galhos e pedaços de madeira queimada ou ressecada. A razão disso é seu mecanismo de camuflagem: sua penugem é de cor muito parecida à da madeira seca, o que lhe permite passar despercebido, principalmente quando fecha os olhos. Aí, alguém mais distraído não identifica mais do que um prolongamento de um galho seco, na maioria das vezes. Tanto que só foi identificado na última quinta-feira porque um comerciante percebeu a mudança na árvore em frente a seu estabelecimento.

Segundo o professor Dalci Oliveira, de Biologia e Zoologia da UFMT, avistar um urutau é ainda mais difícil devido aos hábitos noturnos. Embora rara, a ave não está em extinção justamente porque a penugem marrom e acinzentada ainda não despertou a cobiça dos contrabandistas.

Fonte: Diário de Cuiabá

Você viu?

Ir para o topo