EnglishEspañolPortuguês

Mais de 150 pássaros são apreendidos em Joinville, SC

15 de maio de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Mais de 150 pássaros confinados foram recolhidos pelo Ibama em duas casas, na tarde da última sexta-feira, em Joinville, depois de uma denúncia anônima. A primeira casa vistoriada fica no bairro Floresta, zona Sul, onde os fiscais encontraram 125 pássaros de várias espécies – três delas ameaçadas de extinção: pixoxó, cardeal e bicudo. As aves eram mantidas sem condições adequadas de higiene em viveiros e gaiolas. O responsável foi multado em R$ 116 mil.

Em outra casa, no bairro Nova Brasília, na zona Sul, foram apreendidos mais 30 pássaros, inclusive canários utilizados em rinhas. Os responsáveis pelos pássaros vão responder, em liberdade, por crime ambiental. As aves foram levadas para o centro de triagem de animais silvestres do Ibama, em Florianópolis.

Conforme a lei federal 9.605/98, praticar qualquer ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres ou domésticos (nativos ou exóticos) podem resultar em pena de detenção de três meses a um ano, além de pagamento de multa. Se ocorrer morte do animal, a pena é aumentada de um sexto a um terço do tempo de prisão.

Fonte: Clic RBS

Você viu?

Ir para o topo