EnglishEspañolPortuguês

Graxains salvos por cadela passam a conviver com família gaúcha

15 de maio de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Cães da raça Collie são animais domésticos, considerados pastores de ovelhas. O graxaim, conhecido como cachorro do mato, é um animal selvagem, encontrado nos campos do sul do Brasil. São duas espécies distintas e até inimigas. Mas o inesperado aconteceu, pelo menos na história da cachorra Latoya.

Latoya é uma mãe que tem tudo a ver com o nome do lugar onde vive: “gentil”. Ela é tão gentil que o instinto de proteção foi maior do que o instinto que faz de cães e graxains inimigos naturais. E foi por causa de um embate entre as duas espécies que os três filhotes de cachorro do mato ficaram órfãos, ainda muito pequenos. Sem a ajuda de Latoya, eles não teriam sobrevivido. Ela, que já tinha filhotes, amamentou mais três.

Hoje em dia, essa turma é a diversão do Ezequiel e da família. Encantados, eles acompanham o crescimento dos graxains que, às vezes, se comportam como os irmãos postiços, verdadeiros cães, explorando as redondezas. Outras, eles seguem o destino dos animais que vivem em liberdade e somem no meio da vegetação e do mato. Mas, no final do dia, eles sempre acabam voltando. 

A dona de casa Gisele Trento revela que nunca pensou em prender os filhotes de graxains e que se eles quiserem ir embora, estão livres para ir. “Mas se quiserem ficar, melhor”.

Fonte: Globo Repórter

Você viu?

Ir para o topo