EnglishEspañolPortuguês

Empresário cria grandes felinos com fins comerciais e é investigado pelo Ibama/PR

14 de maio de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Maninho Pacheco
[email protected]

Veja o site do “canil” desse cidadão: http://www.canilemanuel.com.br/
Note que, em um dos links no cabeçalho, ele destaca “importação e exportação”. Pergunto: importação e exportação de quê? O site alega ser de cães, mas será só isso?

Foca denuncia ‘tutor’ de tigre paranaense

O suposto “tutor” de um tigre de 120 kg que deu entrada no Hospital Veterinário da Universidade Paranaense (UNIPAR) com diversos problemas de saúde, está longe de ser um defensor da fauna exótica que “acolhe animais apreendidos pelos órgãos ambientais”.

Ary Marcos Borges da Silva é um empresário que está à frente do Canil e Escola Emanuel, em Maringá. O local abriga leões africanos, tigres siberianos e de Sumatra para utilizá-los em exposições. Tudo indica que o local também promove a procriação desses animais. Pelo menos é o que se depreende da notícia divulgada pelo Diário de Maringá.

Quem primeiro passou a investigar as atividades do empresário Ary Marcos Borges da Silva foi o Fórum Capixaba em Defesa dos Direitos e Bem Estar dos Animais (Foca), do Espírito Santo. Através da Superintendência do Ibama daquele estado, o Foca foi informado pelo Ibama do Paraná que o Canil e Escola Emanuel é um estabelecimento registrado como mantenedouro de fauna exótica, mas que não tem autorização para reproduzir e, muito menos, para vender animais.

O Ibama/PR tem questionado o Ibama/Brasília sobre as exposições itinerantes promovidas por Ary Marcos. Até o momento a direção do órgão em Brasília não tomou nenhuma medida concreta.


Você viu?

Ir para o topo