EnglishEspañolPortuguês

Tigre debilitado recebe atendimento e se recupera em hospital de universidade paranaense

13 de maio de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Dia desses, um paciente especial mudou a rotina do Hospital Veterinário da Universidade Paranaense – UNIPAR. Um tigre de 120 quilos, de Maringá, foi atendido em razão de uma série de problemas de saúde: estava mancando e foi submetido a exames no setor de atendimento a animais selvagens do hospital.

foto do tigre recebendo atendimento veterinário
Imagem: Reprodução/Unipar

Chamado Adriel, o tigre tem 18 meses e é de Maringá.  Ele foi atendido pelo professor doutor José Ricardo Pachaly e alunos da graduação em Medicina Veterinária e do mestrado em Ciência Animal da UNIPAR. Segundo diagnóstico de Pachaly, que é um dos mais conceituados médicos veterinários do Brasil na área de animais selvagens, Adriel tem carência de cálcio e, por isso, deficiências na formação óssea.

O ‘tutor’, Ary Marcos Borges da Silva, foi orientado para o tratamento que deverá dispensar ao tigre. Ele disse ter ficado satisfeito com a atenção recebida da equipe do HV. “São todos muito atenciosos e muito competentes”, frisou. E contou que tem uma chácara, onde acolhe animais apreendidos pelos órgãos ambientais. Geralmente os animais chegam machucados e ficam sob os cuidados dele, em recuperação.

Para os estudantes, a experiência foi válida, pois puderam vivenciar uma prática importante, que não é tão rara no Hospital Veterinário da Unipar. Frequentemente chegam animais selvagens em busca de atendimento no HV, por causa da boa estrutura que dispõe para isso, que inclui laboratórios para exames com equipamentos modernos, médicos veterinários capacitados e outros recursos importantes e necessários, que garantem a posição do HV da Unipar no ranking dos melhores do Brasil.

Fonte: Unipar

Você viu?

Ir para o topo