EnglishEspañolPortuguês

Migração de rãs em busca de novo habitat causa alvoroço na China

11 de maio de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Pela segunda vez em uma semana, um imenso grupo de rãs migrou para uma localidade chinesa, o que gerou uma onda de pânico pela suposição de que as migrações dos animais são indício de um terremoto, informa o jornal Xin Beijing.

O jornal pequinês destaca que a movimentação dos animais deixou parte da população agitada, um dia antes de se completarem dois anos do terremoto de Sichuan, que deixou cerca de 87 mil mortos e desaparecidos.

No último dia 5 de maio, o aparecimento de aproximadamente dez mil rãs em Sichuan provocou uma reação semelhante entre as pessoas.

Os especialistas e sismólogos garantem que a teoria não tem fundamento. Yang Jianjun, responsável pela administração local de sismologia,  lembra que Nankin não registra nenhum tremor desde o ano 548, com magnitude 5,25 na escala Richter.

Yang explica que é verdade que antes de um terremoto certos animais podem mostrar um comportamento anormal, mas estes comportamentos nem sempre precedem um abalo, e por isso uma coisa não pode ser vinculada a outra.

Outro especialista, o professor Gao Guofu, da Academia de Ciências Biológicas de Nankin, assinala que se trata de um fenômeno natural: “Há dois dias choveu, o ar está fresco e o tempo ensolarado, por isso é um bom momento para que as rãs saiam para tomar sol”.

Gao acrescenta ainda que, além disso, os animais necessitam migrar na busca de um novo habitat com alimentos quando deixam sua fase de girinos.

Com informações da Folha Online

Você viu?

Ir para o topo