EnglishEspañolPortuguês

Carros elétricos substituirão camelos em passeios turísticos pelas pirâmides do Egito

11 de maio de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

A imagem de dezenas de camelos e carroças paradas em frente às pirâmides de Gizé à espera de turistas está com os dias contados por ordem das autoridades egípcias, que querem os carros elétricos fazendo o transporte.

Os visitantes serão levados até este local para em frente a uma vista panorâmica da pirâmide de Gizé, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e situada a cerca de 20 quilômetros do Cairo.

“Os turistas não vêm às pirâmides só para ver pedras, mas também para montar nos camelos”, diz Omar, “proprietário” de camelos alugados.

Os chamados cameleiros criticam as mudanças projetadas pelo secretário-geral do Conselho Superior de Antiguidades, Zahi Hawas, já que acredita que acabarão com a tradicional imagem dos guias turísticos.

“Não entendemos o que quer Hawas”, queixa-se o cameleiro rodeado de ruminantes e vendedores de papiros e outras lembranças sob o sol de meio-dia nas dunas do deserto.

Hawas, o arqueólogo que está sempre com seu característico chapéu ao estilo de Indiana Jones e é encarregado de apresentar as descobertas arqueológicas, assegura que é uma tentativa de “salvar as pirâmides”, e comemora que “tenham retirado os cavalos e carros do entorno das pirâmides”.

“Muitos dos ‘proprietários’ de camelos fazem coisas que danificam o turismo. Recebo cartas de turistas dizendo que nunca mais voltarão ao Egito porque foram maltratados ou acossados por eles”, contou Hawas no semanário em inglês do jornal “Al-Ahram”.

O projeto de modernização do planalto de Giza, que lotou nos últimos dias o recinto de policiais em camelos, operários e máquinas, mudará o acesso da chegada dos ônibus.

“Os turistas poderão ver os estábulos tão logo desçam dos ônibus e isto ajudará a tomar uma decisão imediata sobre se montam ou não em cavalos ou camelos”, explica Hawas.

Mas nunca, pelas novas normas, poderão vagar em camelos ou cavalos perto das pirâmides, e sim longe delas.

A principal novidade, no entanto, será a ampliação da oferta de transporte com o uso de carros elétricos, que “os turistas poderão pegar para chegar até a segunda pirâmide e depois caminhar pelo recinto”, segundo Hawas.

“A partir de agora ninguém ficará próximo dos turistas perguntando se querem montar em um camelo ou comprar uma lembrança”, acrescenta o arqueólogo, que confessa que seu sonho “é limpar o planalto de Gizé e devolvê-lo a sua glória primitiva”.

E, de quebra, contemplá-lo em carros elétricos.

Fonte: Folha Online

Nota da Redação: Não está explícito se a medida visa de fato libertar os animais, mas a medida das autoridades egípcias proibindo a exploração de camelos próximo às Pirâmides é um passo muito positivo no que se refere ao gradual fim do uso desses quadrúpedes como se fossem meros veículos automotores em vez de sujeitos que anseiam por liberdade. A tendência deveria ser essa pelo mundo, substituir a exploração de cavalos, camelos, dromedários e outros animais utilizados com fins de transporte turístico por carros elétricos. É um bem aos animais e também ao meio ambiente.

Você viu?

Ir para o topo