Caçadores matam rinoceronte raríssimo no Vietnã


Um rinoceronte-de-java, considerado um dos mais raros grandes mamíferos do mundo, foi achado morto, com seu chifre arrancado, num parque nacional do Vietnã. Segundo conservacionistas, caçadores provavelmente vitimaram o animal.

Uma das raras imagens do rinoceronte-de-java (Foto: Mike Baltzer/AP/WWF)

Guardas-florestais acharam o cadáver no último dia 29, dentro do parque nacional Cat Tien, afirmou Bach Thanh Hai, funcionário do parque. O animal, já decomposto, pode ter morrido há mais de três meses, e levou um tiro nas patas da frente. “É uma notícia muito triste”, disse Hai.

As autoridades suspeitam que haja apenas de três a cinco rinocerontes da espécie no Vietnã, diz Hai. A única outra população, na ilha de Java (Indonésia), tem entre 40 e 60 indivíduos. Não existem animais em cativeiro.

“É uma população pequena criticamente ameaçada. Achar um deles morto é devastador para a espécie”, afirmou Nicole Frisina, porta-voz da ONG WWF para a região.

A situação desesperadora desse e de outros rinocerontes se deve, em grande parte, ao uso de seu chifre na medicina tradicional chinesa. Moído, o chifre é vendido a centenas de dólares por grama no mercado negro. É usado para tratar febres e pressão alta, mas nada indica que seja realmente eficaz.

Fonte: Folha Online

Nota da Redação: É revoltante ler essa notícia e saber que nada de efetivo é feito para acabar com essa matança indiscriminada de animais inocentes. Quando vão reconhecer o real valor da vida para que essa exploração e abuso sem sentido terminem? Será essa mais uma espécie que as próximas gerações não irão conhecer? Isso não pode ser permitido.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

RIO CLARO (SP)

EXTINÇÃO

VISIBILIDADE

CANADÁ

ABRAÇO ANIMAL

DENÚNCIA

JAPÃO

PRESERVAÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>