EnglishEspañolPortuguês

Senador gaúcho propõe substituição de esterilização cirúrgica por química

10 de maio de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Leticia Cavichioli
[email protected]

Amigos

O que temíamos aconteceu.

Um senador do Rio Grande do Sul, Sergio Zambiasi, apresentou uma emenda no PL 04/5 propondo retirar a palavra “cirúrgica” e possibilitando a utilização “esterilização química” pelo poder público.

O controle populacional realizado através das esterilização cirúrgica, além de evitar o nascimento de filhotes, traz benefícios para a saúde do animal e evita o abandono (cães que urinam em móveis para marcar território, fêmeas não esterilizadas com câncer, brigas etc.).  Quem lida com o dia a dia do abandono de animais sabe da importância das esterilizações cirúrgicas para evitar o abandono de animais. As ruas e os abrigos estão lotados de animais que foram abandonados porque não foram esterilizados cirurgicamente, isto é fato e a mudança no projeto de lei vai prejudicar e muito quem atua na proteção com os animais abandonados. 

Atualmente existe no mercado um produto chamado Infertilite, utilizado em cães machos, aprovado pelo Ministério da Agricultura, testado em apenas 11 animais. Não sabemos as consequências que ele pode causar nestes animais a médio e longo prazo  e os  resultados de pesquisas deixam muitas duvidas. 

Os assessores do senador alegam que a aprovação pelo Ministério da Agricultura é o suficiente para provar que o produto não traz riscos para os animais.

Será? O Ministério da Agricultura é voltado principalmente para animais de corte e no mercado de medicamentos veterinários existem produtos que causam prejuízo aos animais, como medicamentos para evitar cios de cadelas e gatas e  que causam câncer.

Vamos solicitar ao relator, senador Geraldo Mesquita, que rejeite a emenda, apresente parecer contrário e mantenha o texto atual do PLC 04/05, protegendo assim os animais de procedimentos que causem dor e dano a saúde dos mesmos.

Mandem também e-mails para o senador Sergio Zambiasi.

E-mails para:
Senador Geraldo Mesquita
[email protected]
 
Cópia para:
Senador Sérgio Pedro Zambiasi
[email protected]
 
Modelo

Excelentíssimo Senador
Dr.Geraldo Gurgel de Mesquita Junior
Relator da  EMENDA Nº 2, DE 2010 – PLEN ao PLC nº 4, de 2005.
 
Solicitamos a V. Ex.a parecer contrário à EMENDA Nº 2, DE 2010 – PLEN ao PLC nº 4, de 2005.
 
O texto atual do projeto de lei deve ser mantido para evitar prejuízos aos animais. A colocação de esterilização cirúrgica no texto do PLC 04/05  tem o intuito de evitar a utilização de métodos experimentais, como vem acontecendo com o uso do Infertile, um produto empregado depois aprovado pelo Ministério da Agricultura com métodos questionados; inclusive ele foi testado em apenas 11 animais e não sabemos as consequências que ele pode causar nestes animais a médio e longo prazo.
 
Procedimentos como este, além de oferecer risco aos animais, não configuram um método eficiente que traga impacto na redução e controle das populações caninas e felinas.
 
Contamos com vosso apoio para manter a atual texto do PLC 04/05
 
Atenciosamente.
 
Nome completo
Dados como endereço e identidade


Você viu?

Ir para o topo