EnglishEspañolPortuguês

Ativistas percorrem a cidade de Santiago, no Chile, divulgando o veganismo

8 de maio de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

A Coalizão dos Direitos dos Animais (CDA) está trabalhando desde janeiro para informar ao público o que significa ser vegano. Com a campanha “EligeVeganismo”, pretendem aumentar a consciência sobre o sofrimento dos animais que são criados para a produção de alimentos em Santiago, no Chile.

Isabel Collao Lemus, membro da CDA e coordenadora da iniciativa, informou que as pessoas, por uma questão de costume, não têm consciência sobre os maus-tratos cometidos com os animais explorados para a produção de alimento. As pessoas tratam a questão com indiferença. Juntamente com outras medidas protecionistas, através do diálogo aberto, a entidade explica que comer carne afeta seres inocentes, e que não se trata de uma opção de vida ou escolhas pessoais, mas de um princípio de justiça, e que os hábitos alimentares acabam escravizando milhões de animais que têm senciência e direito inerente de serem livres.

Ativistas promovem o veganismo no Chile (Foto: PrensAnimalista)

“Nós assumimos um desafio que é indescritível. Mesmo as organizações em defesa dos animais não falam sobre esse tipo de maus-tratos para com os animais, talvez porque sintam que é um problema distante e têm poucas esperanças de informar sobre a questão corretamente. Mas esta é a base do respeito. A mudança radical que beneficie de modo definitivo e igualitário todos os animais é possível através de uma mudança ética, abandonando a ideia sem fundamento de que temos direitos sobre os animais”, disse Isabel.

Os resultados da campanha têm sido positivos, segundo Isabel. Quando começaram, não sabiam ao certo o que enfrentariam. Foi curioso para os membros do grupo ver que a maioria das pessoas sentiu pena ao saber como os animais vivem e sofrem os animais destinados à produção de alimentos.

Respeito aos animais

Para a maioria das sociedades, o respeito aos animais ainda é um território desconhecido, porque não existe uma cultura nesse sentido. Com exceção dos ativistas dos direitos animais, o problema é negligenciado. Até as legislações vigentes omitem os direitos animais, porque são considerados pelas leis como objetos ou coisas.

O respeito absoluto pelos animais deve partir de cada uma de nossas ações, deixando de escravizar os animais de forma permanente. Nada justifica a exploração e os maus-tratos de animais.

“Acreditamos que este tipo de ativismo é muito, muito importante, porque ele abrange as raízes do problema e derruba os mitos incorporados em nossa cultura, como a idéia de que precisamos de carne, laticínios e ovos para viver, e que os animais existem para isso, mesmo que seja lamentável”.

Com informações de PrensAnimalista

Você viu?

Ir para o topo