Rede Globo assume publicamente que a reportagem do “Bom Dia Brasil” sobre abandono de animais foi equivocada


Por Fernanda Franco  (da Redação)

Por conta da grande reação do público diante da reportagem apresentada pelo telejornal “Bom Dia Brasil”, a qual sugeria a prática da eutanásia como solução para o abandono de animais e apontava o problema do abandono como um risco para a saúde pública, a Rede Globo se retratou na manhã desta quinta-feira (6), corrigindo a infeliz mensagem emitida em rede nacional na última terça-feira.

No programa apresentado hoje, a jornalista Carla Vilhena, em correção ao que foi dito na terça-feira, afirma que “a matança, ou seja, a eutanásia dos animais abandonados não é a solução para o problema da superlotação enfrentada pelos abrigos e canis que recolhem esses animais. Ao contrário disso, é mais uma crueldade contra eles. E é isso que nós estamos cobrando aqui: um modo digno de tratamento para esses animais”.

os apresentadores do jornal bom dia brasil junto à jornalista carla vilhena, durante nova matéria exibida na rede globo
Os apresentadores do telejornal "Bom Dia Brasil", Renata Vasconcellos e Renato Machado, junto à jornalista Carla Vilhena, durante nova matéria exibida nesta quinta-feira (Imagem: Reprodução/Rede Globo)

A nova matéria emite um apelo para que a sociedade se conscientize sobre a importância da guarda responsável e da castração de animais, enfatizando que o abandono de animais é crime.

Leitores da ANDA  escreveram e-mails para a emissora, cobrando da Rede Globo um jornalismo mais consciente e responsável.

A manifestação do público foi fundamental para que a emissora tomasse conhecimento do quanto a abordagem sobre a situação do abandono de animais foi preconceituosa e equivocada, quando, na verdade, merecia ser levada a sério e priorizada entre as ações políticas que visam ao bem-estar dos animais.

Ao corrigir sua postura perante a triste realidade dos animais abandonados, a Rede Globo recobra o papel responsável que, imprescindivelmente, devem cumprir todos os veículos e profissionais do jornalismo.

Que a ética e o respeito por todos os seres façam sempre parte de uma postura jornalística comprometida com a verdade e com a conscientização da sociedade para a construção de um mundo melhor.

Para assistir à reportagem exibida nesta quinta-feira, no “Bom Dia Brasil”, acesse aqui:


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CALIFÓRNIA

ANGÚSTIA

COMPANHIA

VIOLÊNCIA INJUSTIFICADA

ASSASSINATO BRUTAL

EXEMPLO

AGROPECUÁRIA

POVOS ORIGINÁRIOS

FINAL FELIZ


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>