EnglishEspañolPortuguês

Aumenta o risco de extinção de bacalhau e outras espécies no Canadá

5 de maio de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Cassio Mosqueira  (da Redação-Canadá)

O Bacalhau do Atlântico, um tipo de abelha e um par de peixes devem ser adicionados à lista de espécies ameaçadas de extinção no Canadá, de acordo com um comitê federal que controla centenas de espécies de fauna em risco no país.

Décadas de exploração insustentável esgotaram populações de bacalhau do Canadá, três das quais caíram 90% ou mais desde 1960, de acordo com um relatório da primavera da Comissão do Estado da Vida Selvagem no Canadá.

Os cientistas têm avaliado unidades populacionais de bacalhau do Atlântico, desde 1998, e elas estão em seus níveis mais baixos da história canadense.

“Há populações que continuam diminuindo na ausência da pesca, pois elas já haviam sido tão exauridas, que outros fatores dos ecossistemas estão entrando em ação”, disse Jeff Hutchings, o presidente da comissão.

O Ministro Federal da Pesca, Gail Shea disse que queria ler o relatório antes de comentar.

Mas o liberal crítico da pesca, Gerry Byrne, disse estar cético em relação a nova avaliação, dizendo que os pescadores têm muitas vezes uma visão diferente.

A comissão, que se reuniu no mês passado para avaliar 51 espécies em risco, também disse que a abelha rusty-patched devem ser listadas como ameaçadas. Seu rápido declínio permanece um mistério, mas alguns fatores que contribuem podem ser os pesticidas, doenças e a perda de habitat, disse o comitê.

Outras espécies que devem ser listadas na lista de espécies ameaçadas incluem:

* 11 espécies de mexilhões de água doce no sul de Ontário.
* Duas formas únicas de peixes da espinhela em Texada, ilha em British Columbia.

A comissão disse que o aquecimento global é um fator que contribui para a perda de habitat da coruja flammeolus, que depende das florestas maduras de coníferas do interior de British Columbia. A pequena ave foi classificada no grupo de preocupação especial.

O relatório da comissão teve algumas boas notícias. O pássaro grou-americano, que se reproduz em Alberta, saiu do estado de quase extinção. Em 1938, havia 14 pássaros e agora há mais de 250.

Hutchings diz que essa é a prova de que o dinheiro investido para salvar habitats recompensa.

“Esta não é a hora de tirar dinheiro de espécies em risco”, disse ele. “Esta é a hora de colocar mais dinheiro para compreender a biodiversidade do Canadá.”

O comitê disse que 602 espécies de animais estão em diferentes categorias de risco, incluindo 262 em perigo, 151 ameaçadas, 166 em preocupação especial, e 23 extirpadas (não são mais encontrada na fauna Canadense).

Treze espécies selvagens foram extintas.

A avaliação atual da comissão será submetida ao Ministro do Meio Ambiente, Jim Prentice, no final do verão para ser considerado no âmbito da Lei de Espécies em Risco.

Fonte: CBC News

Você viu?

Ir para o topo