EnglishEspañolPortuguês

Após indagação de ativista, jornalista legitima 'receita de vitelo' e estimula o consumo de carne

4 de maio de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Lilian
[email protected]

Mobilize-se contra a declaração feita pelo jornalista e crítico de gastronomia da Folha de S. Paulo, Josimar Melo. Diante da minha reclamação sobre uma receita de vitela no site Basilico (do qual é “sócio-diretor”), Melo apresentou a seguinte justificativa: “O Basilico se coloca em consonância com a natureza, e a natureza fez a humanidade onívora, e consumidora de carne” e “a produção de soja vem destruindo o ecossistema amazônico e do centro-oeste brasileiros”.

Os e-mails completos, com a minha indagação e a resposta completa do jornalista, seguem abaixo.

Contatos de Josimar Melo
Site Basilico: [email protected]
Blog: http://josimarmelo.blog.uol.com.br/
Twitter: @JosimarM

E-mail do Ombudsman do UOL, que me enviou a resposta do Josimar: [email protected]

E-mail enviado em 17 de abril pela leitora Lilian para a UOL

Gostaria de manifestar meu repúdio à publicação de uma receita de “almôndegas de vitelo” na página Basilico, hospedada no servidor do UOL, que hoje aparece na primeira página.

Infelizmente, grande parte da humanidade ainda não considera a “produção” de carnes, em geral, como um crime. Porém, no caso da chamada vitela, o nível de crueldade e tortura chega a níveis inimagináveis, repugnante até para um carnívoro.

Seguem matérias que mostram como se dá essa prática revoltante:   
http://www.peta.org/factsheet/files/FactsheetDisplay.asp?ID=102
http://www.guiavegano.com.br/vegan/comportamento/carne-de-vitelo-ou-vitela-voce-sabe-o-que-e-isto

E-mail resposta enviado em 3 de maio pelo Ombudsman do UOL à leitora Lilian

Cara Lilian, o colunista Josimar Melo respondeu ao seu e-mail:

“O Basilico se coloca em consonância com a natureza, e a natureza fez a humanidade onívora, e consumidora de carne. Ao mesmo tempo, defendemos que a criação e o abate de animais para alimentação seja feita de forma humanitária, sem crueldade e em respeito ao meio ambiente. O vitelo é em tese o boi de pequena idade, que apenas consumiu o leite materno. É equivalente, em linhas gerais, a outros animais abatidos bem jovens, como o leitãozinho, o cordeiro mamão, o galeto. Na prática, no Brasil, o vitelo é apenas um boi jovem, nem chega a preencher a definição europeia de ter sido alimentado apenas com leite. Mas de qualquer forma, todos eles – vitelo, galeto etc. — podem ter sido criados e abatidos de forma respeitosa, ou não – cabe ao consumidor fazer também sua parte, procurando informações sobre a produção de seus alimentos (e não somente os de origem animal, por sinal).

Da nossa parte, é impossível, do ponto de vista da imprensa gastronômica, simplesmente eliminar qualquer receita com produtos que possam ter origens duvidosas. Se assim fosse, teríamos que eliminar também as receitas de frango, já que os frangos de grandes criações costumam ser criados em condições também condenáveis. E de porcos. E de produtos agrícolas correntes (contaminados de agrotóxicos, e contaminadores na terra e das águas).

Vegetarianos como o leitor em questão se opõem, como é compreensível face ao credo que seguem, não apenas a receitas com vitelo, mas a qualquer consumo de carne. O site que ele cita vai mais além: apela para que não se consuma sequer laticínios, chamando-nos a “descobrir as alegrias da soja”. Tais “alegrias” incluiriam a destruição da natureza? Pois a produção de soja vem destruindo o ecossistema amazônico e do centro-oeste brasileiros: seria o caso de escrever contra os sites vegetarianos, então, cada vez que dão receitas de “carne” de soja, “leite” de soja, “queijo” de soja?… Acreditamos que não. Mas precisamos ficar atentos para os danos que qualquer produto possa causar à natureza.”

Você viu?

Ir para o topo