EnglishEspañolPortuguês

Cães maltratados por funcionários de abrigo estão morrendo

3 de maio de 2010
5 min. de leitura
A-
A+

Carmem Salas
[email protected]


Por favor deem uma especial atenção a esta história.  Não estou falando do meu abrigo,  mas de uma situação muito especial.
 
Ela se chama Dagmar. Nos conhecemos há mais de 20 anos.  Muita gente a conhece, principalmente na região de Interlagos, perto do Autódromo.
Recolhia os animais da rua, castrava, arranjava lares,  ficava com eles, vivia correndo atrás das carrocinhas. Parava todas, obrigava o pessoal a soltar os animais e os encaminhava a seus tutores etc., ajudava todo mundo.  Mas a vida dá muitas voltas.
 
Dagmar hoje tem um câncer na cabeça, tumores na faringe e três tumores na tireoide. Já passou por várias cirurgias.  Já não dirige, perdeu parte da voz e da visão, mas contina trabalhando para sustentar seus  60 cães e muitos gatos. No dia de hoje está internada em Campinas, no hospital do SUS.
 
A saúde acabou, os caseiros, sem nenhum respeito pelos animais, desviavam a ração, não davam de comer para não limpar cocô, não cuidavam, batiam, davam estilingadas e assim a notícia chegou até mim.
 
Ao chegar lá vi a total desgraça.  Animais esqueléticos, sarnentos, sem nenhum pelo, bicheiras, pés sangrando, famintos, mas fiéis a sua casa. Maltratados pelos caseiros  ali permanceram, talvez na esperança de serem salvos novamente por sua tutora Dagmar.


Os animais estavam sendo cruelmente mortos por funcionários inescrupulosos. Foto: Divulgação.


 
Tirei algumas fotos em nome da dignidade dos animais, não vou mostrar todas na internet. Apenas umas duas ou três para provar a veracidade do que estou falando. Aos interessados poderei mostrar os animais. 
 
Pedi ajuda a todas as ONGs que conheço (e a maioria das famosas me disse que não tem animais, que fazem apenas um trabalho educacional?), a todas as protetoras a todos que poderiam ter nos ajudado recolhendo apenas um animal.  Vendo que nada acontecia, dois animais morreram e então decidi tirá-los de lá.
 
Em duas viagens retirei 30 animais num fusquinha. Estão na casa de uma protetora sem nenhuma condição, mas que cedeu um espaço para acolhê-los e alimentá-los com minha ajuda.


Outros foram direto para as clínicas veterinárias onde foram feitos hemogramas, ficaram no soro, devido ao estado de desnutrição.  Outros foram direto para serem castrados. Outros estão na minha casa se recuperando. O único problema que têm é FOME.


Os cães estão em estado lastimável. Foto: Divulgação


Mas faltam ainda 8 naquele inferno que estou tentando resgatar e trazer para meu abrigo, num pequeno cercado com lona que improvisei.


São muitos animais  e nenhuma ajuda humana. Muitos velhinhos, sem dentes, humildes, abanando o rabinho, todos feridos, enfim, uma coisa de doer na alma, e olhem que eu estou acostumada a recolher desgraças.


A situação em que os funcionários deixaram os animais é passível de processo. Um crime. Foto: Divulgação.


Apesar de todas as dificuldades pelas quais meu abrigo com 780 animais passa, ainda vamos dividir nossa ração, nossos  remédios, nosso amor com estes pequenos.
 
Não estou pedindo dinheiro, estou pedindo ajuda. Não é para mim, Carmen, ou para Dagmar, é para os animais.


Veja se na sua casa tem algo do tipo para nos mandar:
 
1.  Ração, ração e ração, arroz para os velhinhos.
2.  Lonas de plástico para cobrir as casinhas que abrigarão os animais.  Aliás eles vão usar as casinhas de madeira que gentilmente ganhei de vocês, até conseguirmos um lugar pra eles.
3.  Remédios para sarna de ouvido. Estão todos com pus nas orelhas  infeccionadas.
     Remédios para sarna demodécica  (Ivermectina)
     A que for mandada manipular custa muito mais barato, pois são feitos biscoitinhos palatáveis, uma vez que o estômago deles deve estar um horror.
4.  Shampoo para sarna, sabão de coco.
5.   Pomadas para as peles ressecadas e sem pelo, tipo Quadriderme.
6.   Ivomec injetável para sarna comum.
7.   Doxicilina 100, Soro injetável, Vitaminas tipo Glicopam, Hemolitan (em comprimidos é mais fácil e rende mais), complexo B, Cefalexina, Flotril etc.
8.   Vermífugos para cães e gatos.  Estão lotados de vermes, aliás é a unica coisa que tinham na barriga.
9.   Cobertores velhos. O frio vem chegando e muitos não tem pelo.
10.  Amor, eles vão saber receber  e dividir.
 
Enfim esta é uma relação de necessidades de imediato, porque o que tínhamos no abrigo está sendo totalmente usado. Mas tudo que chegar será bem-vindo.
 
Se alguém quiser depositar qualquer quantia, pode usar a conta do abrigo se identificando como DagDogs.
 
Não posso deixar de agradecer, sem citar nomes,  a uma protetora que de imediato acolheu 3 cadelinhas, à clínica veterinária que nos ajudou com preços mínimos, e a essa alma generosa que acolheu 30 animais enquanto se recuperam, cozinhando arroz e carne para os velhinhos debilitados.  Quem disse que não existe mais gente boa nesse mundo? Claro que existe!  
 
Acho que ja falei tudo. Como sempre digo, se não puderem ajudar pelo menos repassem para seus contatos.


Ao deitar e ir dormir olhe para seu cãozinho, bem acolhido quentinho, e pense se realmente não há nada que voce possa nos doar para ajudar aqueles animais. Quem sabe até recolher um para fazer companhia ao seu melhor amigo.
 
Conto com vocês,  como sempre!
 
Doações:  Banco Itau – ag. 1684 – CC.: 15904-7
Assoc. Lar e Abrigo de Animais Salas
 
Carmen Salas
Fone (011) 7449-3474


Você viu?

Ir para o topo