EnglishEspañolPortuguês

Festival de livros atrai amantes de cães em Nova Iorque, nos EUA

2 de maio de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Por Sharon Sakson
Traduzido por Giovanna Chinellato (da Redação)

Era uma grande sala de conferências, e todos os lugares estavam ocupados. Quando corri os olhos para baixo do podium e vi a multidão, interessada, rostos amigos olharam de volta.

Eles estavam ali para um painel de discussão chamado Dog Day Afternoon: a Reader’s Best Friend (Tarde canina: a melhor amiga do leitor). A Associação de Livrarias do Empire State tinha cerca de doze painéis semelhantes acontecendo em várias salas, todos parte de seu primeiro festival de livros, que aconteceu no Civic Center, em Albany, nos Estados Unidos.

A moderadora, Nadia Zonis, começou: “Americanos gastam US$40 bilhões por ano com seus animais de estimação. O melhor amigo do homem se tornou um membro da família com todos os direitos. Não podemos viver sem eles, mas o que nós realmente sabemos de nossos amigos peludos?”

Ela apontou que haviam ali quatro escritores que sabiam muito sobre os cães. Jon Katz, autor de Orson – um cachorro para toda a vida e outros oito livros. Alexandra Horowitz, autora de Inside of a Dog (Dentro de um Cão), um livro que ainda esta vagando pelas listas de best-sellers do New York Times, mesmo semanas após sua publicação. Julie Klam, que logo estará lançando um livro sobre seu trabalho como resgatadora de Boston Terriers. E eu, Sharon Sakson.

Meu livro é Paws & Effect: The Healing Power of Dogs (Patas e Efeito: o poder de cura dos cães), logo, tive uma abordagem um pouco diferente no papel de nossos amados caninos na vida humana.

Imagem: Central Jersey

Jon Katz tem sido um modelo para mim há muitos anos, desde que descobri The New Work of Dogs (O Novo Trabalho dos Cães). No minuto em que o li, tive inveja. Por que eu não pensara naquilo? Que ótimo título para um livro!

Seria fácil odiá-lo, exceto por Jon Katz treinar seus Borders Collies com minha prima, Debra St. Jacques e seus pastores australianos. Ela disse que ele é um homem extremamente bom, sempre se preocupando com os cães e sendo gentil com as pessoas. Ela manteve contato com ele sobre sessões de treino e ensaios de pastoreio.

Pessoalmente, Jon Katz é acolhedor e de papo fácil. Quando ele falou, sua voz era profunda, e parecia a voz de quem já experimentou a vida plena. Ele falou sobre quão surpreso estava por viver de escrever sobre seus cães. E falou de um novo papel dos cães em ser nossos amigos e fonte de conforto. “Minha visão é de que as pessoas ficaram mais estressadas, desconectas, conduzidas pela tecnologia e dinheiro e infelizes com o trabalho e escolhas na vida, elas se viram cada vez mais para os animais por amor incondicional e conexões revigorantes.”

O livro de Alexandra Horowitz é uma exploração na mente canina. Ela é professora na Univerdade Columbia, uma mulher bonita e nova mãe. Ela nos disse o quanto é difícil fazer o departamento de ciências concordar em deixá-la estudar cães para seu PhD. Tudo bem estudar ratos ou baleias, mas cães não são considerados de uma espécie que valha ser estudada. A atitude parecia ser “Já sabemos tudo sobre cachorros. Por que incomodar?”

Imagem: Cachorroblog

Bom que ela tenha perseverado, o livro é fascinante.

Com informações de Examiner

Você viu?

Ir para o topo