EnglishEspañolPortuguês

Cavalos selvagens mantidos em cativeiro morrem devido ao estresse, nos Estados Unidos

1 de maio de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato (da Redação)

Há mais de duas semanas não morria nenhum cavalo no Indian Lake Road, onde os mustangs de Calico Mountain, em Nevada, nos Estados Unidos, estão sendo mantidos em cativeiro. Nesta terça-feira, 27, foi sacrificada uma égua jovem, que não sobreviveu ao parto. Conforme é típico da agência, a BLM reportou o acontecimento como uma morte, quando, na verdade, foram duas.

Se para a égua de aproximados 3 anos já era difícil viver exposta ao estresse extremo do inverno, pior então quando estava grávida de oitos meses. Por ser mãe de primeira viagem, provavelmente correria mais riscos. Aparentemente, é da política da BLM não intervir oferecendo assistência médica em tais casos. Soa bem desumano, no mínimo.

Cavalos selvagens são mantidos em cativeiro (Foto: Examiner)

De acordo com o relatório recém publicado, Wild Horses: The Stress of Capivity (Cavalos Selvagens: o estresse do cativeiro), do Dr. Bruce Nock, as altas taxas de abortos e mortalidade dentre os animais de Calico já eram esperadas, porque “a reação de luta ou fuga é sobreviver ao momento com mais urgência. Os recursos são desviados para os órgãos e processos que são críticos para a sobrevivência do momento. Projetos a longo prazo, como a reprodução, são postos em espera. Investir recursos para manter um feto, por exemplo, não é apenas fisiológico se você está prestes a morrer.”

Com as mesmas situações da jovem égua e seu potro, o total de mortes em Calico Mountain chegou a 80 indivíduos. Enquanto isso, a castração dos potros continua, e, para alguns, também a agonia continua. Para entender a brutalidade da BLM, assista ao vídeo (em inglês) filmado em Broken Arrow, Oklahoma, nos Estados Unidos, no último sábado (24).

httpv://www.youtube.com/watch?v=O54dCxRxZdQ&feature=player_embedded

Com informações de Examiner

Você viu?

Ir para o topo