EnglishEspañolPortuguês

Porto do Rio Grande do Sul embarca gado para o Egito

30 de abril de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Uma carga de bovinos vivos negociada para o Egito começou a ser embarcada no porto de Rio Grande (RS). O porto gaúcho é utilizado como base de exportação de bovinos desde 2005, mas este será o primeiro embarque destinado ao Egito. O mercado habitualmente atendido neste tipo de operação é o Líbano. Conforme dados da administração do porto, a previsão é de que dez mil animais sejam embarcados no navio-curral Kenoz, de bandeira panamenha. Os animais estão confinados em propriedade rural próxima ao porto e serão transportados até o local do embarque em 40 caminhões.

A operação deve terminar na sexta-feira. O operador portuário e despachante aduaneiro Leonardo Vanzin, diretor da Vanzin Serviços Aduaneiros, disse que duas exportações para o Líbano devem ser feitas este ano e agora surge a possibilidade de estabelecer uma rota para o Egito. Pelo porto de Rio Grande já passaram 156,2 mil animais destinados à exportação desde 2005.

Fonte: Monitor Mercantil

Nota da Redação: Imagine-se o sofrimento destes animais: confinados por um período muito extenso, numa viagem de um continente a outro, longe de seu habitat, vida natural, pasto, sol, terra. Apenas o direito de permanecerem imóveis, dividindo o mesmo espaço com outros que terão o mesmo destino: depois de uma longa tortura, o prêmio da morte para aumentar ainda mais os lucros de uma indústria que enriquece às custas da exploração e morte animal.

Você viu?

Ir para o topo