EnglishEspañolPortuguês

Show pelos direitos animais reúne mais de 800 pessoas em São Paulo

30 de abril de 2010
8 min. de leitura
A-
A+

Por Lilian Regato Garrafa (da Redação)

Nesta quinta feira, 29, o SESC Pompeia (SP) recebeu um time de grandes artistas que juntaram suas vozes para cantar pela primeira vez por uma causa nobre: sensibilização das pessoas em defesa dos direitos animais e da preservação do planeta. Mais de 800 pessoas compareceram ao show manifesto organizado pela ANDA, que teve os ingressos esgotados no dia anterior, e vibraram com os artistas num clima de emoção e muita energia.

O evento histórico foi aberto pela trupe do Teatro Mágico, que fez uma apresentação poética e performática, com direito a manipulação de fogo e malabarismos aéreos. O grupo foi muito aplaudido e mostrou toda a sua sensibilidade ao falar das questões com as quais está envolvido.

Fernando Anitteli, líder e vocalista do Teatro Mágico, passou várias mensagens para a plateia. (Foto: Midori Kina)

Gabriela Veiga, integrante vegana da trupe, declarou: “Sermos convidados a participar desse show coincidiu com toda a nossa concepção de vegetarianismo que eu trouxe para dentro do Teatro Mágico, e o grupo abraçou essa ideia por ser uma causa social e uma causa planetária. Toda essa nossa vontade de transformar, de lutar, de ver um mundo diferente vai ao encontro dessa iniciativa da ANDA, de se unir, de debater e de cantar pelos animais e pelo planeta. Foi isso que fez a gente estar aqui hoje: unir a nossa ideologia com a da ANDA, criar uma aliança e fazer com que esse movimento tome força. ‘Música e Consciência’ é um tema maravilhoso, que casou lindamente com o Teatro Mágico.”

Gabriela Veiga em performance para o Teatro Mágico. (Foto: Midori Kina)

Os atores Marcelo Médici, Gabriela Duarte, Lúcia Veríssimo, Paula Ribas e Sttella Gulo Blaster e o cantor e produtor Carlos Careqa emprestaram voz e talento para apresentar o evento e colocar questões relacionadas ao universo animal, como tráfico de animais silvestres, experimentação de animais em laboratórios, pesca, abandono, adoção e castração, uso de peles pela indústria da moda, pecuária e utilização de animais para entretenimento.

As atrizes Sttella Blaster e Paula Ribas, bastante engajadas na causa, também apresentaram o show manifesto. (Foto: Midori Kina)
Carlos Careqa deu um toque de humor e Lucia Veríssimo enfatizou a importância da castração. (Foto: Midori Kina)

Marcelo Médici, um dos apresentadores do evento, declarou à ANDA sua relação com os animais: “Eu sou absolutamente apaixonado por bicho”. Ele relatou que certa vez leu uma reportagem sobre o extermínio de focas a qual o impediu até de dormir. “Nós temos que ter leis mais severas em relação à proteção aos animais. Eu acho muito engraçado que tem muita gente que fala: ‘Ah, tem um monte de crianças precisando de ajuda’, e eu fiz um espetáculo de muito sucesso chamado ‘Cada um com seus pobrema’. Cada um acata a briga que quer. A minha causa é esta, sempre vai ser, e eu desejo muita sorte e muita conscientização.”

Marcelo Médici defendeu os animais com muito entusiasmo. (Foto: Midori Kina)

A atriz Gabriela Duarte disse ter sido um privilégio ter conhecido a ANDA por intermédio da Silvana Andrade e poder ter um meio de emprestar sua imagem para a defesa dos direitos animais.

Gabriela Duarte é uma engajada defensora dos animais. (Foto: Midori Kina)

Durante o evento o artista plástico Alexandre Huber reuniu crianças e pais para uma atividade interativa, convidando-os a pintar telas que retratam os animais marinhos e a vida nos oceanos e mares, que infelizmente está em processo acelerado de destruição, seja pela pesca, pela poluição, pelo aumento da temperatura.

Alexandre Huber em atividade interativa com crianças. (Foto: ANDA)

Um momento lúdico do show foi a participação do Palavra Cantada, dupla que revolucionou a música para crianças e conquistou também os adultos com letras inteligentes e melodias contagiantes. Com uma composição de Arnaldo Antunes feita especialmente para este show, Sandra Peres e Paulo Tatit passaram uma mensagem de compaixão para com os animais. Sandra considera a troca havida neste evento como espiritual: “Eu tenho uma ligação muito grande com os bichos, sempre tive. Estar envolvida num evento como este pra mim é superlegal, pela possibilidade de ajudar e divulgar a causa.”

Palavra Cantada fez as crianças e adultos cantarem juntos. (Foto: Midori Kina)

O cantor Arnaldo Antunes, assim como muitos artistas que gostariam de ter comparecido mas não puderam em virtude de compromissos anteriormente assumidos, apoia a proposta da ANDA. Ele mandou um recado que foi acompanhado pelo telão, chamando todos a “andarem junto com a ANDA” e a respeitarem todos os animais.

Arnaldo se fez presente com uma música especialmente composta para o show. (Foto: Midori Kina)

O blues do maior guitarrista brasileiro Nuno Mindelis também contagiou a plateia. Ele, assim como os demais artistas, não somente cantou, mas também expôs sua ideologia no palco. Em declaração à ANDA, ele afirmou: “Ideologicamente eu sou totalmente afinado com a causa animal. Inclusive tenho um disco com animais gravados; convivo diariamente com dois animais que eu sinto como filhos. Um deles, a Chica, está deixando a gente, e eu estou me preparando muito pra isso, pois vai ser uma perda muito dolorida.”

O guitarrista Nuno Mindelis tocou e emocionou. (Foto: Flavia Lopes)

Nuno tem uma visão ética também em relação ao meio ambiente. Ele sabiamente defende a substituição de carros por bicicletas, o que, além de ser possível , é muito mais saudável.  “A visão disso hoje em dia é totalmente distorcida, pois parece que é o pedestre que atrapalha o automóvel.”

Uma das apresentações mais tocantes foi a da vegana Patrícia Marx. Emocionada do início ao fim de sua participação, a cantora mostrou toda sua sensibilidade em relação ao sofrimento animal. Entre as músicas que escolheu para o repertório do show, incluiu “Passaredo”, que mostra de forma poética a invasão humana aos habitats dos animais. Patricia lembra que devemos voltar a ter sintonia com a natureza, assim como os índios. “Tudo é vibração, tudo é frequência. O mais importante é todo mundo estar numa sintonia maior, mais abrangente, mais pura.”

Acompanhada do grande músico e produtor paulistano Mario Manga, Patricia Marx emocionou-se e sensibilizou a plateia (Foto: Midori Kina)

A apresentação de Renato Teixeira provocou grande comoção, em especial ao cantar “Tocando em frente”, que traz os versos: “É preciso amor pra poder pulsar / é preciso paz pra poder sorrir / é preciso a chuva para florir”. Renato se declarou um ambientalista, que cuida dos valores da natureza, afinado com a causa e as propostas. “Vim cantar com a maior felicidade”.

Renato Teixeira. (Foto: Midori Kina)

Fernanda Porto fechou a noite com sua bossa eletrônica, que entre outras incluiu “Mundo Cane”,  uma composição dela e do poeta Chacal que compara as diferenças sociais entre os cachorros estabelecidas pelo ser humano: “Uns cães tem sede, outros viram sabonete (…) Uns uivam pra lua, outros dormem na rua (…) Uns valem prata, outros viram lata”. Fernanda afirmou nunca ter tido um momento tão oportuno para apresentar esta música quanto neste show. A cantora já participou de outros projetos ecológicos, como a Eco-92 e SOS Mata Atlântica e diz sempre buscar gente séria pra dividir esse esforço. “Desde o começo eu percebi que o projeto da ANDA é sério, um projeto de verdade, que inspira muito além da causa defendida, ele inspira outras causas, ainda maiores.”

Fernanda Porto soltou a voz pelos animais. (Foto: Flavia Lopes)

As emissões de gases estufa provocadas pela realização do show ANDA – Música e Consciência estão sendo neutralizadas com o plantio de 100 árvores no Parque Ecológico do Tietê. A iniciativa é uma parceria da ANDA com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza.

Esse show manifesto celebrou o amor, a compaixão, a paz, o respeito para com todos os seres e para o planeta.

A ANDA agradece aos artistas que se dispuseram a colaborar voluntariamente para a realização deste grande evento e ao público que compareceu e tornou possível dar mais este importante passo para a conscientização dos direitos animais. Agradecemos também ao Sesc que deu total apoio para viabilização do concerto.

Você viu?

Ir para o topo