EnglishEspañolPortuguês

Policiais encontram objetos artesanais feitos com animais silvestres no Distrito Federal

28 de abril de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Nesta segunda-feira (26), por volta das 15h, policiais militares da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA) apreenderam vários objetos artesanais, que têm como matéria-prima animais silvestres da fauna nativa.

Por meio de solicitação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) a polícia chegou até seis homens: Maurício Farias dos Santos de 30 anos, Roberto da Conceição Santos de 29 anos, Frederico dos Santos Eufrásio de 28 anos, João Paulo de Almeida Costa de 28 anos, José Jefferson do Nascimento de 27 anos e Rizovaldo Trito dos Santos de 25 anos.

De acordo com os policiais, os artesãos, que seriam andarilhos, declararam que toda a matéria-prima era coletada de animais já mortos que eles encontravam pelo caminho enquanto viajavam. O detalhe é que eles tinham em mãos penas de papagaio, flamingo e outras aves, dentes de javali, couro de jacaré, cobra e até a pele da cabeça de uma onça-pintada.

Todos foram autuados e encaminhados à Delegacia Especial do Meio Ambiente (DEMA), onde prestaram depoimento e serão liberados. O crime ambiental prevê pena de 6 meses a 1 ano de detenção e multa aplicada pelo Ibama.

Os seis assinaram um termo de compromisso que garante comparecimento quando forem convocados a depor. Ao juiz cabe a decisão da pena, que pode ser cumprida em serviços comunitários, e a fixação do valor da multa.

Fonte: Correio Braziliense

Nota da Redação: Estes crimes só deixarão de acontecer quando as punições forem mais severas, quando tratarem o assunto com mais seriedade, como deve ser, e quando as pessoas pararem de comprar esses produtos.

Você viu?

Ir para o topo