EnglishEspañolPortuguês

Escola Infantil participa da "Segunda sem Carne", em Porto Alegre

28 de abril de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por *Claudia Lulkin (da Redação)

Foto: s/c

A Escola Infantil “Semeando o Amanhã” é uma escola comunitária, gerida pela Associação dos Moradores da Maria da Conceição, em convênio com a SMED – Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Após várias conversas sobre o fundamento da “Segunda Sem Carne”, a proposta de experimentar um dia sem carne e participar do movimento internacional foi aceita pelas coordenadoras (Benta e Dora) e pelas merendeiras (Miriam e Valquíria) da escola.

Foto: s/c

A Vanguarda Abolicionista enviou alimentos veganos para a “Semeando o Amanhã” e uma das educadoras ajudou a avalizar a ideia por levar, em uma formação, vários livros de medicina e alimentação natural na concepção Adventista, religião adotada por ela. O grupo da escola é multicultural e multiétnico, com adeptos de religiões variadas, o que permite um jogo de busca de conhecimento na preparação de cada um – o que possibilitou a leitura dos pratos segundo o enfoque do veganismo.

Foto: s/c

No momento, o piso do salão de refeições está sendo trocado. Era um espaço coberto, mas sem paredes, na entrada da escola. No início do outono, o salão recebeu vidros e ficou bem aconchegante. Os raios de sol entram e é muito bem ventilado. 

Foto: s/c

O coletivo diretor é muito raro: administra pela melhoria constante da escola. O Presidente da Associação é uma das pessoas mais generosas, responsáveis e amadas por sua comunidade que conheci na minha vida. Conheci a comunidade da Conceição por meu trabalho junto à Cozinha Comunitária, outro equipamento conquistado e também autogerido por um grupo de amigas que levam o projeto adiante.

Foto: s/c

Estamos em um processo de conquista. Como ensina meu querido mestre Paulo Freire, vamos, a cada dia, compartilhando ideias e práticas, sem imposições, mas apresentando uma alimentação saudável, colorida, gostosa, popular – e com algumas ervas condimentares plantadas no pátio.

*Claudia Lulkin é Nutricionista Vegana e Educadora Popular

Você viu?

Ir para o topo