EnglishEspañolPortuguês

Sorocaba (SP) recebe inscrições para castração de cães e gatos

27 de abril de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A Prefeitura de Sorocaba (SP), por meio da Secretaria da Saúde e da Seção de Zoonoses, vai iniciar a castração de cães e gatos na região da Vila Sabiá. O atendimento começa no dia 4 de maio e os moradores interessados devem fazer inscrição nesta terça-feira (27) e na quinta-feira (29), no Centro de Saúde da Vila Sabiá, das 7h às 19h.

A castração de cães e gatos em Sorocaba é gratuita. O atendimento segue cronograma e critérios técnicos, observando os bairros e regiões da cidade que apresentam maior concentração de animais de rua e semi-domiciliados.

Antes de um bairro ser atendido, a equipe da Seção de Zoonoses visita a localidade e realiza um censo animal, entrevistando os moradores e consultando quantos têm interesse em castrar o animal de estimação. Desde o início das atividades em Sorocaba, dezenove bairros já foram contemplados pelo serviço. Três na primeira etapa e dezesseis na segunda, que está em andamento. Uma nova fase será iniciada em agosto, com mais doze bairros da Zona Norte sendo atendidos.

Uma novidade neste trabalho é que a Secretaria da Saúde identificou algumas localidades que podem ser visitadas e receber postos extras de castração. A primeira será a região da Vila Sabiá, Vila Zacarias, Vila João Romão e Bairro dos Morros. O atendimento é gratuito para cães e gatos desta região da cidade. As castrações serão realizadas em espaço cedido pela Igreja Presbiteriana da Vila Sabiá, nos meses de maio e junho, sempre nas terças e quintas-feiras. Lílian Nascimento, médica veterinária responsável pela Unidade de Controle Animal de Sorocaba, informa que o levantamento prévio foi feito pela equipe do Programa Saúde da Família.

O censo animal dos quatro bairros apontou a proporção de 5,2 habitantes para cada cão e 39 habitantes para cada gato. Dos 2009 imóveis visitados, mais de 40% dos proprietários demonstraram interesse em castrar seus animais. Do total levantado, a divisão foi de 51% de machos para 49% de fêmeas e 87% de cães para 13% de gatos.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Você viu?

Ir para o topo