EnglishEspañolPortuguês

Seminário discute estratégias para preservação dos bugios, RS

27 de abril de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Um seminário promovido pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) reúne técnicos de diferentes órgãos públicos em prol de um mesmo objetivo: preservar a vida dos bugios no Rio Grande do Sul. O primata, que vive em áreas de mata, foi uma das maiores vítimas do surto de febre amarela que atingiu o Estado entre outubro de 2008 e junho do ano passado. “Recebemos a notificação da morte de mais de dois mil animais nesse período. Ainda não temos uma avaliação final do impacto que isso teve”, conta o biólogo Marco Antônio de Almeida, do setor de Epizootias do Cevs.

Foto: Claudio Fachel/JC

Segundo ele, o bugio é considerado uma espécie vulnerável, ou seja, sofre ameaça de extinção. “Desde que isso aconteceu, não tivemos oportunidade de reunir o pessoal da área para discutir a situação deste macaco, típico da nossa região. Suspeitamos que em alguns pontos do Estado eles tenham sido exterminados”, avalia.

O evento, que prossegue hoje na Capital, vai traçar as estratégias de ação para preservar os bugios. As novas linhas de atuação conjunta devem resultar em programas específicos de apoio à preservação do bugio. Para isso, representantes de setores da área da saúde e do meio ambiente estão apresentando suas análises a respeito da situação atual e da distribuição geográfica dos animais. O objetivo inicial é nivelar os conhecimentos para, posteriormente, propor as ações de recuperação dessas populações de primatas.

Fonte: Jornal do Comércio


Você viu?

Ir para o topo