EnglishEspañolPortuguês

Mais de 40 cachorros são abandonados com cinomose em Nova Mutum (MT)

27 de abril de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Uma situação alarmante vem acontecendo na cidade de Nova Mutum, no Mato Grosso. Desde o início do ano, a veterinária Vera Lúcia Grodisiki encontrou na porta de sua casa mais de 60 animais abandonados. “Grande parte deles são cães com cinomose, cerca de 40 animais”.

foto de caes abandonados
Foto: Reprodução/Expresso MT

A cinomose é uma doença viral altamente contagiosa que atinge o sistema nervoso do cão. Ela pode ser transmitida por meio das secreções nasais, urina e/ou fezes dos cães doentes. Alguns animais contagiados ficam com sequelas, mesmo após o período de tratamento e recuperação.

Um dos cachorros abandonados nesta madrugada (27) se encontra em estado irreversível. “Colocaram esse animal entre as grades do meu portão, ele está em um estágio muito avançado da doença, não come nem bebe, não consegue mais andar, terei que sacrificá-lo”, explica Grodisiki.

Mesmo sendo uma doença já conhecida pelos mutuenses, poucas pessoas possuem a preocupação de prevenir os animais. “A prevenção é com a vacinação de três doses quando o cachorro é pequeno e depois uma dose anual”.

Com informações do Expresso MT

Você viu?

Ir para o topo