EnglishEspañolPortuguês

ICMBio é contrário à instalação de estaleiro de Eike Batista no litoral de SC

27 de abril de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, é contrário à instalação do estaleiro da OSX, do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, em Biguaçu, na Baía de Florianópolis (SC), por entender que os impactos comprometerão em demasia a biota das três unidades de conservação federais, a Área de Proteção Ambiental do Anhatomirim, a Estação Ecológica de Carijós e a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

Apoena Calixto Figueiroa, chefe da Estação Ecológica de Carijós, unidade que integra o ICMBio, levanta fragilidades do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), elaborado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), órgão ambiental do Estado de Santa Catarina. Para ele, não resta dúvida de que o local escolhido pelo empresário da EBX para a instalação do estaleiro é a mais impactante para o meio ambiente, “pois gerará impactos permanentes a três unidades de conservação, cada uma com seus atributos bióticos e abióticos únicos, que suscitaram suas criações. Neste contexto, em verdade, torna-se difícil conceber local mais sensível na costa brasileira para a instalação de empreendimento dessa natureza”.

Dentre os principais impactos ambientais destaca a contaminação da biota aquática, a destruição de habitat de espécies ameaçadas de extinção, as quais podem vir a desaparecer desses ambientes em decorrência da atividade, o derramamento de óleos e a ameaça à sobrevivência da população de golfinhos-cinza e de outras duas espécies de cetáceos ameaçadas de extinção no Brasil: o boto toninha e a baleia franca austral.

Com informações de Porto Gente



Você viu?

Ir para o topo