EnglishEspañolPortuguês

CCZ de Taubaté é exemplo a ser seguido

27 de abril de 2010
4 min. de leitura
A-
A+

Projeto Melhor Amigo. Este é o nome do Centro de Controle de Zoonoses da cidade de Taubaté. Em continuidade a nossas viagens pelo Vale do Paraíba, em 25 de Março de 2010, visitamos o referido órgão municipal. Em uma área rural de extrema beleza, encontramos a Dra. Milena que nos apresentou todas as dependências do CCZ. Ficamos extasiados em constatar pela primeira vez o total cumprimento da Lei Estadual 12.916/08, de autoria do deputado estadual Feliciano Filho, bem como uma real preocupação com o bem-estar dos animais.

Foto: Reprodução/Feliciano Filho
Foto: Reprodução/Feliciano Filho

Cerca de 450 cães e 100 gatos vivem no local, em dependências que se aproximam do modelo ideal. O objetivo é proporcionar qualidade de vida e aumentar a possibilidade de recolocação, uma vez que os animais passam pelo mínimo de estresse durante a estadia no órgão.

Logo no início fomos levados ao gatil que conta com arranhadores, troncos para escaladas, prateleiras para melhor acomodação dos animais, telas devidamente instaladas, limpeza exemplar, liteiras para higiene, água e comida à vontade, brinquedos para enriquecimento psicológico, afastamento dos canis.

Foto: Reprodução/Feliciano Filho


Foto: Reprodução/Feliciano Filho

Em seguida fomos levados para conhecer os canis, que nos impressionaram devido aos minuciosos detalhes de infraestrutura projetados para garantir o bem-estar dos animais. O local recebe luz solar durante os períodos matutino e vespertino. Os canis foram reformados e pintados para proporcionar aos visitantes uma visão agradável. O modelo é diferente de todos os CCZs que tivemos a oportunidade de visitar até então, cujas estruturas assemelham-se a presídios onde os animais ficam confinados até o fim de seus dias.

Foto: Reprodução/Feliciano Filho


Foto: Reprodução/Feliciano Filho

O que observamos nos canis: limpeza e ventilação adequada, água e comida à disposição, proteção contra intempéries, vastos solários, número aceitável de cães por baias, evitando brigas e conflitos, piso elevado dentro dos canis a fim de facilitar a limpeza e proteger os animais, cães separados por sexo, temperamento e tamanho, maternidade, filhotes separados em maternidades (onde pudemos observar uma funcionária dando mamadeira aos cãezinhos), canis de quarentena para animais recolhidos, canis separados para animais em tratamento.

Foto: Reprodução/ Feliciano Filho


Foto: Reprodução/Feliciano Filho

Nas dependências internas ainda pudemos observar salas de banho e tosa, amplas salas de cirurgia, auditório para palestras e orientação aos candidatos à adoção, depósito de materiais de limpeza separadaos e com portas fechadas à chave, amplo estoque de medicamentos, estoque suficiente de ração de boa qualidade para cães e gatos adultos e filhotes, funcionários atenciosos com os visitantes e com os animais – comprovamos isso quando, ao chegarmos, um funcionário trazia um filhotinho abandonado dos arredores do órgão no colo, com todo o cuidado e carinho. Muitos funcionários chamam os animais por nomes e possuem vínculos de amizade com eles. 

O Projeto Melhor Amigo faz mutirão de castração para animais da população. Os procedimentos são realizados de uma a duas vezes por semana.

Foto: Reprodução/Feliciano Filho

Torcemos para que, em nosso dia a dia de visitação a CCZs, Canis Públicos e congêneres, possamos encontrar mais locais como o CCZ de Taubaté. O “Projeto Melhor Amigo”, implementado no local, coloca como prioridade o tratamento dispensado aos animais. Este projeto deve ser tido como referência para outros municípios.

Fonte: Feliciano Filho


Você viu?

Ir para o topo