EnglishEspañolPortuguês

Morre envenenado o único elefante do zoo de Kiev

26 de abril de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

O único elefante no zoológico de Kiev, Boy, de 39 anos, morreu nesta segunda-feira (26) na área onde costumava ficar, aparentemente depois de ter sido envenenado, disse a diretora do zoo.

“Esta manhã às 10h45 ele deu um grito terrível e caiu. Tenho as conclusões de veterinários… Foi envenenamento”, afirmou a diretora Svitlana Berzina à Reuters. Boy, um elefante asiático de 6,5 toneladas, chegou a Kiev no início da década de 1970.

“Foi uma morte trágica e repentina. O animal estava em condição estável e nada indicava qualquer problema. Foi morte instantânea.”

Berzina disse que houve anteriormente uma tentativa de envenenar o elefante, nos anos 1990. “Na época, conseguimos salvá-lo, mas as circunstâncias desse envenenamento não ficaram claras”, disse ela. As autoridades informaram que o caso será investigado.

Segundo Berzina, a causa da morte do elefante foi deficiência cardíaca e pulmonar aguda.

Fonte: O Globo

Nota da Redação: A morte desse pobre animal foi tão trágica quanto a sua vida. Confinado em um ambiente artificial, distante de seus semelhantes, de seu habitat, da natureza, e da liberdade a que teria direito não fossem os perversos interesses humanos, o elefante sofria uma violência constante desde o momento em que foi aprisionado no zoo. Triste morte, triste vida: esse animal viu o seu direito à liberdade ser destruído, sem poder fazer nada, sem que ninguém o defendesse. Falemos do envenenamento, mas falemos também e principalmente da crueldade que é manter confinado qualquer animal dentro de um zoo ou de qualquer ambiente que não pertença ao seu habitat natural. Cruel, sádico, inadmissível.

Você viu?

Ir para o topo