EnglishEspañolPortuguês

Ativistas marcham contra centro de criação de animais para fins experimentais na Azambuja

24 de abril de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

O movimento que contesta a construção na Azambuja, em Portugal, de um dos maiores centros na Europa de produção de animais para fins experimentais promove hoje (24), Dia Mundial do Animal de Laboratório, uma marcha de protesto pelas ruas de Lisboa.

“O objetivo desta marcha é chamar a atenção dos promotores de que a sociedade é contra este projeto e de que os contribuintes não querem ver o seu dinheiro enterrado no projeto, que não vai trazer benefícios nem à ciência nem à economia do país”, afirmou à agência Lusa Constança Carvalho, ativista da Plataforma de Objeção ao Biotério.

A marcha vai sair da Fundação Champalimaud às 14h30 e terminar em frente à Fundação Calouste Gulbenkian, promotores do projeto em conjunto com a Universidade de Lisboa.

Os ativistas pretendem também “alertar o poder político para o erro que este projeto constitui e para a urgência de tomarem medidas legislativas que regule a experimentação animal em Portugal e a construção de biotérios”, nomeadamente a proibição de experiências que causem sofrimento agudo e prolongado nos animais e regulamentação dos usos de animais em experiência sempre que haja alternativas.

A Plataforma aguarda que seja agendada a discussão de uma petição contra a construção do biotério da Azambuja, que foi entregue em Janeiro na Assembléia do país e que motivou em Março uma audição de vários investigadores pela Comissão Parlamentar de Educação e Ciência.

Fonte: O Mirante

Você viu?

Ir para o topo