Rodeios: uma prática cruel


Marcia Costa Veit (advogada e ativista)
admarcia@iepa.org.br

A origem dos rodeios vem do século XVII, quando os colonos norte-americanos adotaram costumes de origem espanhola – Festa de Doma de Animais -. A palavra rodeio vem do espanhol, que significa “rodear”, juntar o gado. 

No Brasil não há nada de cultural, e as pessoas que apóiam o rodeio como esporte e atração, não tem conhecimento científico, pois afirmam que o sedém causa cócegas, pois os animais são chucros, mas a bem da verdade, o sedém comprime a região dos vazios (genitália) dos touros e cavalos, provocando muita dor. Já as esporas  são objetos pontiagudos presos às botas dos peões para golpear o animal na cabeça, na genitália e no pescoço.

Há quem ache direito natural do homem cometer todos os tipos de crueldade contra os animais, como também já foi natural algumas pessoas se julgarem superior às outras  pela cor da pele. Na época da escravidão surgiram os primeiros abolicionistas, mesmo sendo ridicularizados no início, para que os homens enxergassem como tratavam outros seres humanos, os negros.

Os abolicionistas atuais falam por seres que não podem falar por si, pois os animais  são seres sencientes, ou seja, sentem medo, dor, stresse, e falam uma linguagem diferente da nossa.

Os animais , apenas querem viver pacificamente, sem fome, sem cativeiro , sem sofrimento e principalmente sem exploração.

Não há glória alguma em receber aplausos  e em incitar uma atividade que gera sofrimento, agonia e morte de pobres animais de pasto, que na verdade só corcoveiam condicionados pela dor!!!



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

COMPANHIA

VIOLÊNCIA INJUSTIFICADA

ASSASSINATO BRUTAL

EXEMPLO

AGROPECUÁRIA

POVOS ORIGINÁRIOS

FINAL FELIZ

DOR E SOFRIMENTO

DESUMANIDADE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>