EnglishEspañolPortuguês

Suposta gravidez de rinoceronte traz esperança para espécie

21 de abril de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

A possível gravidez de uma rinoceronte hembra no estado malasio de Sabah, Borneo, converteu-se em motivo de regozijo ao oferecer novas esperanças para essa espécie em sério perigo de extinção.

O exemplar tem menos de 20 anos e foi captado pelas câmeras em fevereiro passado, o que se considerou um passo importante para a salvação da espécie, assinalou hoje (21) em um comunicado o Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

Na atualidade, mal ficam 100 rinocerontes em Borneo e a ilha indonésia de Sumatra e os pesquisadores só podem os estudar através de imagens de câmeras ocultas na selva.

O dicerorhinus sumatrensis é o mais raro e pequeno dos rinocerontes. Encontra-se em grave risco de desaparecer pela destruição nos últimos anos de seu hábitat como conseqüência da devasta de bosques, o auge de plantações de azeite de palma e os projetos de desenvolvimento urbanístico.

Ademais são perseguidos pelos caçadores, que extraem o tuétano de seus cornos, empregado perversamente na medicina tradicional chinesa, com o ridículo e injustificável pretexto de possuir um efeito afrodisíaco.

Com informações da Prensa Latina

Você viu?

Ir para o topo