EnglishEspañolPortuguês

Cerca de 12 mil crocodilos estão condenados pela indústria de peles em Moçambique

21 de abril de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Nas margens do rio Umbeluzi, perto de Maputo, em Moçambique, dezenas de cercas guardam cerca de 12 mil crocodilos, uma criação de origem sul-africana destinada à indústria de peles, mas que é também um serviço público, já que conta com o apoio do governo.


Foto: Bico do Corvo

A quinta dos crocodilos é uma das duas de Moçambique (existe outra em Nampula, norte do país) e deve abater cinco mil animais este ano, segundo o responsável pelo projeto, Clint Bruton.

“É um processo muito longo, que começa com a captura dos ovos nas margens do rio Zambeze”, disse, acrescentando em seguida que os crocodilos são levados para os viveiros ainda pequenos, e são mortos com cerca de quatro anos.

Na semana passada o Governo moçambicano mandou matar 180 crocodilos para reduzir o perigo de ataques às populações que vivem nas margens do Zambeze. Os governantes ignoram que o ser humano é quem invade o habitat natural dos animais e os condena à morte para que os moradores continuem se apropriando do local que é de direito dos animais.

A decisão do governo inclui também a captura de ovos, com o objetivo de reduzir a população de crocodilos. Por isso, a atividade realizada pela empresa AAA-Enterprise tem o apoio do governo.

Os ovos de crocodilo capturados são depois encubados em Mutarara, província de Tete, e após o nascimento dos filhotes, os crocodilos são transportados para a quinta, onde crescem em campos delimitados, de acordo com as idades.

Segundo Arlindo Tamele, assistente da administração, a criação de crocodilos começou em 2003. Atualmente, todos os dias os trabalhadores vão à lagoa dos crocodilos já adultos, capturam alguns dos animais e os transportam para o local de abate, onde são mortos e esquartejados.

A carne serve para alimentar os crocodilos que ainda estão crescendo. A pele é preparada, salgada e exportada para a África do Sul e para países como o México, França ou Itália, e dará origem a bolsas e sapatos, que servirão para pessoas que ignoram a contínua exploração e sofrimento dos animais utilizados para a satisfação de necessidades humanas.

Ao adquirir um produto de origem animal, você financia a indústria da exploração e sofrimento dos animais. Está mais do que na hora de cada indivíduo mudar seu comportamento em relação a qualquer atitude ou atividade que promova o descaso e a falta de respeito aos animais.

Com informações de Correio da Manhã

Você viu?

Ir para o topo