EnglishEspañolPortuguês

Mobilização para aprovação do programa de castração de cães e gatos em Campinas (SP)

20 de abril de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Leticia Cavichioli
[email protected]

Vamos enviar a carta ao Prefeito, Secretário de Saúde e Vereadores de Campinas mostrando indignação quanto à morosidade na aprovação do Programa de Castração de Cães e Gatos de Campinas. Por causa da burocracia sem fim, milhares de cães e gatos dão crias todos os dias, aumentando drasticamente o problema do abandono de animais na cidade.

Para enviar, copie e cole o texto modelo abaixo, assinando o seu nome e reencaminhando aos destinatários em questão.

Carta aberta

Para o Prefeito de Campinas e Secretário de Saúde:

[email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected];

CC (com cópia) Covisa, CCZ e Vereadores de Campinas:
[email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected] ; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; seba@camaracampinas. sp. gov.br; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]

Ilustríssimos Senhores
Prefeito Municipal de Campinas Dr. Hélio de Oliveira Santos
Secretário Municipal de Saúde de Campinas Dr. José Francisco Kerr Saraiva
Com cópia:
Covisa – Coordenadoria de Vigilância em Saúde
CCZ – Centro de Controle de Zoonoses de Campinas
Vereadores de Campinas

Venho manifestar minha total desaprovação à injustificada demora para iniciar o Programa Municipal de Castração de cães e gatos em Campinas.

Conforme tenho acompanhado pela imprensa e pelas informações do CMPDA, do Conselho Interno do CCZ e dos sites das entidades de proteção de Campinas, bem como pelos grupos de discussão da causa animal na Internet, são inconcebíveis e inaceitáveis as razões até aqui apresentadas para fundamentar a morosidade – eu diria até omissão do poder público – no cumprimento de seu papel e atendimento do interesse público.

Enfim, nenhum cidadão brasileiro pode concordar com essa inércia das autoridades da Saúde de Campinas para o início do referido programa de esterilização. O prazo já foi mais que suficiente. E isso nos causa revolta, já que a não concretização desse programa representa a continuidade do descaso do poder público não só com o bem estar animal mas também com a saúde pública em geral.

Portanto, não posso ser conivente com essa política que demonstrou até aqui total desrespeito com a população, notadamente com as ONGs, associações e protetores de modo geral. Neste ritmo, será alegada, num futuro próximo, a impossibilidade de utilização desses recursos no prazo estipulado, cujo resultado será mais uma vez a perpetuação do abandono e crueldade infligida aos animais domesticados do município.

A situação presente que se configura é vergonhosa, pois denigre ainda mais a imagem de Campinas no cenário nacional no que diz respeito a esta questão. Será que as autoridades responsáveis não acompanham as notícias que circulam entre os envolvidos na defesa animal, em âmbito nacional? Em que Campinas sempre aparece entre as cidades que mais negligenciam seus cães e gatos, e a administração pública já é vista como indiferente, não cumprindo o papel que lhe cabe e transferindo a responsabilidade para entidades e ativistas independentes que sozinhos não têm conseguido modificar efetivamente a situação desesperadora desses animais?

Assim, espero ser respeitado como cidadão e, para tanto, é imprescindível que o programa comece imediatamente e o poder público nos dê exemplos mais efetivos e concretos de que está de fato preocupado com o bem-estar animal e com a saúde pública, e pare de oferecer a nós apenas desculpas infundadas.

Atenciosamente,
O emitente

Você viu?

Ir para o topo