EnglishEspañolPortuguês

Furacão Katrina pode ter provocado aumento de nascimento de golfinhos nos Estados Unidos

18 de abril de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Segundo estudo publicado na revista Marine Mammal Science, o número de nascimentos de golfinhos têm aumentado na costa dos Estados do Alabama e do Mississipi, nos Estados Unidos, desde o furacão Katrina, que arrasou o litoral sul do país em agosto de 2005. A porcentagem de filhotes entre os grupos pesquisados saltou de cerca de 1% no verão de 2005, antes do furacão, para 5% no verão de 2007.

Foto: Revista Galileu

A equipe liderada por Lance Miller monitorou as populações de golfinhos nariz de garrafa naquela região, de 2005 a 2007, como parte da pesquisa de pós-graduação de Miller, na Universidade do Mississipi. Confira o aumento da porcentagem de golfinhos filhotes em razão dos adultos, após o furacão, no gráfico abaixo:

Imagem: Revista Galileu

Os pesquisadores ainda não têm certeza exata do que ocasionou esse crescimento, mas especulam algumas razões. A primeira é que 87% de barcos de pesca foram destruídos com o furacão. Esse número diminuiu também a pesca no local, o que aumentou o número de peixes quer servem de alimento aos golfinhos.

Outro fator seria a consequência da perda de golfinhos filhotes durante o furacão. Como mostra o gráfico, a porcentagem desses filhotes era nula. Quando os golfinhos fêmeas perdem seus filhos, podem se tornar férteis de dois meses a um ano depois. Assim, todas procriam ao mesmo tempo. Esta colisão causa um “boom” de nascimentos.

Os cientistas continuam colhendo dados para determinar as razões. Caso a última hipótese seja verdadeira, apenas o número de nascimentos foi grande nesse período, o que não comprova que a população de golfinhos esteja aumentando efetivamente.

Leia a pesquisa na íntegra aqui (em inglês).

Fonte: Revista Galileu

Você viu?

Ir para o topo