EnglishEspañolPortuguês

Defensores de animais são agredidos em protesto contra puxada de cavalos em Pomerode (SC)

18 de abril de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

O protesto contra a puxada de cavalos terminou em agressão a pedras e pauladas neste domingo à tarde, na localidade de Ribeirão Souto, em Pomerode, no Vale do Itajaí. Quatorze manifestantes das ONGs Aprablu e Amabicho ficaram feridos no confronto com os organizadores e participantes da puxada.

A presidente da Aprablu, Bárbara Lebrecht, foi empurrada e machucou a perna. Outras duas manifestantes foram feridas na cabeça. O cinegrafista da TVBV Luiz Deluca, 25 anos, foi agredido a tapas no pescoço e teve o equipamento destruído.

Era pouco mais de 14h quando iniciava a quinta rodada da puxada de cavalos, na arena improvisada em terreno próximo ao Clube de Caça e Tiro Germano Tiedt. O evento, organizado pelo Clube do Cavalo, reunia 25 participantes, 60 animais e era assistido por cerca de 200 pessoas.

A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Samu foram acionados, mas chegaram cerca de 15 minutos após o protesto. Os manifestantes foram à delegacia registrar boletim de ocorrência.

As pessoas que protestavam criticavam o uso dos cavalos em provas, cujo objetivo é medir a força do animal, arrastando sacos de areia de até 2 toneladas por uma distância de 10 metros.

Fonte: Diário Catarinense

Nota da Redação: A reação dos participantes dessa prova cruel demonstra o quanto essas pessoas são violentas. As autoridades precisam proibir essa prática. Compartilhar com as puxadas de cavalos é ser conivente com a violência, a brutalidade. Isto deveria ser considerado um crime.

Você viu?

Ir para o topo