Cinzas de vulcão em erupção ameaçam vida animal


Formada por pó, gás, vapor de água, silicone e enxofre, a cinza do vulcão Eyjafjallajökull, que entrou em erupção na Islândia, pode ser nociva a animais.

Essa mistura de substâncias foi lançada com tamanha força pelo vulcão que atingiu até 10 quilômetros de altura.

Ulrich Schreiber, vulcanólogo da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha, acrescenta que a situação da Islândia é especial, pois o vulcão encontra-se em área coberta por neve e gelo. Segundo ele, a água gerada pelo derretimento aumentou enormemente a potência da erupção.

“As forças eruptivas envolvidas são enormes. Água em contato com temperaturas elevadas e sob pressão gera, justamente, explosões. Além disso, temos um enorme transporte de material livre, micropartículas, para a atmosfera”, explicou Schreiber.

Segundo o vulcanólogo, há possíveis riscos para a fauna da região. “A cinza por si só não seria grave, mas sim os elementos contidos nos gases, como flúor e enxofre, que são muito prejudiciais à saúde dos animais”, explica.

O material tóxico se deposita sobre o pasto, sendo ingerido juntamente com o capim. “Já houve, na história da Islândia, frequentes mortes de gado em consequência de teores altos de enxofre”, lembra Schreiber.

Fonte: Tudo Global



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

BOA AÇÃO

CHINA

HEROÍNA

FINAL FELIZ

PAUTA EMERGENCIAL

SOLIDARIEDADE

GESTO DE AMOR


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>