EnglishEspañolPortuguês

Morre filhote de lince do Centro de Reprodução de Silves em Portugal

13 de abril de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Uma das duas crias de lince-ibérico nascidas no Centro de Reprodução de Silves, em Portugal, morreu no domingo passado (11), talvez por uma  causa aguda, revelou a porta-voz do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB).

A cria morta, uma fêmea, já foi submetida a uma bateria de testes adicionais para percebermos a causa exata da sua morte, acrescentou a mesma fonte. Os resultados dos testes deverão estar prontos dentro de uma a duas semanas.

A morte de crias recém-nascidas nos centros de reprodução é relativamente comum.  No ano passado, na Espanha, passados dois meses após o nascimento, houve uma taxa de 40 por cento de sobrevivência.

No caso do Centro de Reprodução do Lince-Ibérico de Silves, os primeiros exames feitos à cria permitiram concluir que a causa da sua morte não se deveu a maus tratos ou a abandono por parte da mãe, a fêmea Azahar. A cria tinha leite no estômago, o que evidenciava que era alimentada pela mãe, salientou a fonte do ICNB.

Por isso, a morte foi atribuída pelos responsáveis do centro a uma causa aguda, cujos contornos exatos só os resultados da bateria de testes poderão determinar.  Vamos esperar mais para perceber o que se passou.

As duas crias de lince-ibérico nasceram no Domingo de Páscoa no Centro de Reprodução instalado na Serra de Silves. Um dos pequenos linces acabou por não resistir mais que uma semana. A fêmea Azahar quando ainda tinha as suas duas crias recém-nascidas

Assista ao vídeo de Azahar com seus filhotes no Barlavento.


Você viu?

Ir para o topo