EnglishEspañolPortuguês

ONG de Piracicaba (SP) luta para manter 430 cães

12 de abril de 2010
4 min. de leitura
A-
A+

Está marcada na memória de muita gente a história contada pela Gazeta de Piracicaba, no início de 2009, sobre a chácara que abrigava cerca de 500 cães desnutridos, doentes e ainda ameaçados pela fome. Alguns não resistiram, outros ganharam lares aconchegantes e 430 permanecem no abrigo, porém, receberam nova oportunidade de vida.

Após um ano de cuidados, cães saudáveis e prontos para serem acolhidos em um novo lar (Fotos: Antonio Trivelin/AAN)
Após um ano de cuidados, cães saudáveis e prontos para serem acolhidos em um novo lar (Fotos: Antonio Trivelin/AAN)

A comovente ajuda de voluntários, doações e especialmente a criação da organização não governamental (ONG) Vira Lata Vira Vida, transformou toda a história. A dona da chácara, que prefere não ser identificada, conta que tudo começou com a ajuda da comerciante Ana Maria Paixão, proprietária da Padaria Central. ‘Estava desesperada e não sabia mais a quem recorrer. Passei nessa padaria e pedi à Ana que guardasse os pães velhos para eu alimentar os cães. Ela fez mais que isso: se articulou para tentar resolver o problema, entrando em contato com a Patrícia, da Unisport, voluntária até hoje. A partir daí, a vida dos cães começou a mudar’, declarou.

Visita

A Gazeta voltou esta semana à chácara, que ganhou o nome de Vira Lata Vira Vida, para checar as mudanças. ‘Os animais estão saudáveis, ativos, vermifugados, vacinados contra a raiva, cinomose e outras sete doenças. Alguns estão em tratamento e sob cuidados especiais, mas a maioria pode ser adotada. Existem muitos cães à espera de um lar’, conta Mirian Miranda, presidente da ONG.

Um caso surpreendente de recuperação foi o da cadela Luzia, que seria sacrificada, segundo a voluntária, porque estava bastante doente, extremamente desnutrida e com outros problemas sérios. ‘Quando chegamos lá, Luzia estava desenganada, mas com cuidados extras, persistência e muito carinho, conseguimos trazê-la de volta à vida.’

Tudo novo

Na chácara, foram construídos novos canis e recuperados os antigos. Também foram erguidas 19 baias de internação, outras cinco para o pré-operatório e observação dos animais, asilo para cães idosos e cegos, muretas entre as baias, almoxarifado, local especial para banho com chuveiros elétricos, área para rações e armazenamento da medicação. As telhas danificadas foram trocadas.

Uma reforma geral recuperou 14 baias que estavam desativadas. ‘Agora falta a finalização dos portões de ferro. Para isso precisamos da ajuda de serralheiros e a doação de qualquer tipo de alambrado’, solicita Mirian.
A sede da chácara foi pintada e reformada. A grama, aparada e os ambientes limpos. Há equipamentos para manutenção do local, medicação, material para higienização, além de funcionários, veterinários e voluntários.
A área de internação está precisando de forro, para impedir a entrada do frio. “Por isso, precisamos urgentemente de PVC para forrar a sala onde ficam abrigados os cãezinhos doentes. Eles estão debilitados e precisam de um ambiente quentinho’, explica a presidente da ONG.

Doações

A entidade continua seus trabalhos e necessita de ajuda. O estoque de ração está baixo e os cães comem cerca de 200 quilos ao dia, um gasto de cerca de R$ 9 mil ao mês. “As pessoas podem doar ração fazendo compras nas agropecuárias da cidade e avisando que são para a ONG Vira Lata Vira Vida. Os comerciantes nos avisam e a gente passa para recolher’, diz.  Os cães também necessitam de cobertores, caminhas, roupinhas, panos e peças para amenizar o frio, uma vez que a chácara fica numa área aberta e mais suscetível ao vento.

Outra forma de ajudar os cães é fazendo uma adoção à distância. ‘A pessoa escolhe seu cãozinho e doa, por exemplo, R$ 20 ao mês para mantê-lo. Também é possível ficar com ele e adotá-lo definitivamente’.

ONG Vira Lata Vira Vida

Para conhecer o trabalho desenvolvido pela entidade, é possível agendar visitas monitoradas ao local onde os cães são mantidos. É preciso entrar em contato pelo telefone (19) 9831-1929. Para fazer doações em dinheiro, deposite qualquer quantia no Banco do Brasil, agência: 3552-1, conta: 20885-X. Doações de ração podem ser entregues na loja Unisport – Rua Boa Morte, 1.622/ Patrícia. Os animais doados pela ONG são castrados e vacinados.

Fonte: Cosmo On Line

Você viu?

Ir para o topo