EnglishEspañolPortuguês

Grupos vão incentivar roteiros de observação de aves

12 de abril de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Uma nova iniciativa de turismo internacional de observação de aves tem o seguinte propósito: prevenir a extinção de espécies ameaçadas. É desta maneira que a American Bird Conservancy (Conservação de Aves Americanas) e seus parceiros em 12 países do Continente Americano querem atuar.

Foto: Reprodução/EPTV

Ao todo, são mais 2000 espécies de aves, em 101.250 hectares de habitats criticamente importante para elas. A lista inclui a arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), o beija-flor-maravilhoso (Loddigesia mirabilis) e a enigmática coruja peruana (Xenoglaux loweryi).

A iniciativa, conhecida como “Conservation Birding” (Observando e Conservando Aves), irá ajudar no financiamento de áreas protegidas para aves nas Américas, incluindo-as em roteiros de turismo de observação, com alojamentos, trilhas e outras facilidades para os visitantes. Os parceiros já criaram 36 reservas, 18 das quais com acomodações para visitantes.

“Viagens internacionais de observadores de aves já são populares e nós queremos que mais observadores saibam que seu passatempo pode realmente contribuir para salvar as espécies que eles tanto gostam,” disse Mike Parr, vice-presidente da American Bird Conservancy.

Parr afirmou ainda que visitas de observadores de aves podem fornecer uma fonte de suporte financeiro direto para as reservas, ajudando-as a tornarem-se auto-suficientes e sustentáveis a longo prazo.

Os visitantes podem consultar a lista de reservas online, visitando o novo site da Conservation Birding em http://www.conservationbirding.org (em inglês).

Os parceiros planejam um crescimento contínuo da rede de reservas e esperam adicionar pelo menos dois novos endereços em um futuro próximo. O trabalho é financiado por uma série de doadores, incluindo a Conservation International (Conservação Internacional), a Fundação Jeniam, a Fundação Gordon e Betty Moore, o filantropo Robert Wilson, de Nova York, e muitos doadores individuais adicionais.

Se você tem interesse em ajudar a comprar áreas para uma reserva, ou dar suporte à conservação das reservas de outra maneira, o contato é a American Bird Conservancy, através do e-mail [email protected].

Fonte: EPTV


Você viu?

Ir para o topo