EnglishEspañolPortuguês

Direitos animais enfrentam desprezo e incompreensão no Oriente Médio

11 de abril de 2010
5 min. de leitura
A-
A+

Por Joseph Mayton
Traduzido por Giovanna Chinellato (da Redação)

Estávamos andando por um subúrbio de Beirute quando bombas começaram a cair. Chegando no fim da rua, o motorista virou bruscamente pra esquerda e deu uma parada instantânea para que duas libanesas saíssem do veículo, com gaiolas nas mãos, e corressem para dentro do prédio. Saíram alguns minutos mais tarde, com as gaiolas lotadas de cães chorando e alguns gatos.

“Nós temos de salvá-los”, disse Lena, uma defensora dos animais. Esse foi o ápice da guerra do Líbano em 2006, e essa área específica em Beirute foi completamente destruída em questão de dias. Essas mulheres valentes salvaram os animais, apesar das críticas. Nós paramos em um abrigo improvisado para animais ao norte da capital e um grupo de pedestres viu os animais. Eles disseram à Lena: “Você está louca. Salve pessoas, não animais!”. Lena sorriu. Estava acostumada a essas reações. “Animais são importantes porque mostram como tratamos os seres vivos”, ela disse.

Desprezo e incompreensão é o que enfrentam os ativistas no Oriente Médio, e no resto do mundo. “As pessoas simplesmente não entendem”, dizem os defensores dos direitos animais. “As pessoas estão lidando com as próprias vidas e pobreza, então por que se importariam com animais?”. É uma situação difícil.

Jovem palestino levando ovelha para ser morta no Eid al-Adha, em Ramallah. (Foto: Muhammed Muheisen/AP)

Como as Nações Unidas sediou sua primeira conferência internacional pelos direitos animais em Qatar no mês passado, a região aparenta ter finalmente aprendido a agir unida na importância de direitos animais, porém ainda existem problemas. De acordo com a Animals Lebannon, o tráfico de animais, incluindo o de espécies ameaçadas, perde apenas para o tráfico de armas e drogas na região, em termos de contrabando.

No Cairo’s Friday Market, visitantes podem comprar uma variedade de animais que fariam qualquer ativista estremecer. Macacos, crocodilos, falcões e diversas outras espécies em risco de extinção são enjauladas e esperam o próximo comprador. Por quê? De acordo com ativistas, é porque não existem leis por ali, e as que existem não são colocadas em prática. “Os animais rendem um bom preço no mercado negro e podem ser entregues a pessoas ricas da região”, disse um vendedor.

Por que não ter os direitos animais, sob refletores de problemas emergentes, não divulgados pelo governo, a mídia e o público? No cerne da questão parece estar um problema de duas faces, que precisa ser aplacado, se os grupos de defesa desejam melhorar o tratamento dado aos animais no Oriente Médio. Primeiro, as pessoas simplesmente não se importam e não têm informações para continuar. Segundo, os grupos deveriam quebrar o estereótipo de que direitos animais é coisa do ocidente e sem fundamentos na religião. A História mesmo nos diz o contrário. Gatos eram extremamente bem tratados e respeitados nos tempos faraônicos do Egito Antigo.

Hoje, quando ativistas, sejam da PETA – que foram vítimas de deboche por uma demonstração em frente à embaixada australiana em 2006 contra a condição do transporte de bois da Austrália para Oriente Médio – ou de ONGs menores, protestam contra o tratamento dado aos animais no Egito, são expulsos pelos habitantes, que vêem-nos como mensageiros de idéias do oeste que não têm espaço na região.

A Sociedade de Proteção aos Direitos Animais no Egito (Spare) tentou lançar uma campanha recente para educar egípcios sobre a importância de direitos animais. E foram tratados com desprezo e escárnio pelo governo e pela mídia independente, segundo Amina Abaza, a fundadora do grupo. “Eles só riam de nós, perguntando quem se importava com direitos animais”, ela me disse.

A idéia de direitos animais precisa ser remodelado se os grupos em defesa dos animais pretendem alcançar em seus objetivos. Muitos árabes vêem animais como propriedades, cuja existência justifica-se apenas por servirem aos humanos. Eles frequentemente citam versos de Qur’anic para suas ações: “E Ele criou o gado para vocês. Deles você tira afeito e vários benefícios, e a sua carne, vocês comem.” (na-Nahal: 5-8), é o verso mais citado para a justificativa de se comer animais. Mas o profeta também deixou uma gama de restrições no tratamento aos animais. Ele disse que deveriam ser criados com respeito, e mortos de acordo com as regras do Islã. Como então pode existir uma justificativa para os maus-tratos dispensados aos animais na região?

O que precisa acontecer é uma revisão do pensamento e entendimento da população. Em geral, o mundo, incluindo o Oriente Médio, vê os defensores dos animais como radicais, tentando forçar as pessoas a virarem vegetarianas. Essas idéias fazem ativistas parecerem errados e dignos de serem ignorados. A opinião pública na região é praticamente inexistente em relação aos direitos animais, apesar dos esforços da Animals Lebannon e da Spare.

Enjaular animais, contrabandeá-los e tratá-los como propriedades pode ser considerado tortura. Mas quando estrelas internacionais implicam com o tratamento dado aos animais na região, incluindo o seu abate, tais como a crítica de Brigitte Bardot ao festival Eid AL-Adha, os árabes frequentemente vêem essas críticas como hilárias, e argumentam que é parte da religião e da forma que as coisas devem ser.

Independentemente de religião ou de região, os maus-tratos aos animais não se justificam. Qualquer prática que desrespeite os direitos animais é extremamente arcaica e desnecessária.

Com informações de Guardian UK

Você viu?

Ir para o topo