EnglishEspañolPortuguês

Desaparecimento de animais do Parque Ecológico de Americana (SP) sob investigação

10 de abril de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

O sumiço de animais do Parque Ecológico Cid Almeida Franco, em Americana, está sendo fiscalizado pelo Legislativo. Frequentadores do local procuraram pela vereadora Divina Bertália (PDT) para denunciar o desaparecimento de alguns exemplares. Requerimento pedindo explicações à Prefeitura foi aprovado pela Câmara.

“Fui procurada por pessoas que testemunharam a entrega de animais. Minha preocupação é que isso pode estar acontecendo sem o conhecimento da Administração”, disse a vereadora. No requerimento, a parlamentar destaca que  diversas pessoas frequentadoras do parque questionam quais espécies de fauna existem no local e em qual quantidade.

Divina requer que a Prefeitura envie à Câmara informações sobre quais espécies de fauna e em qual quantidade existiam em cativeiro e em liberdade, no local em janeiro de 2009 e qual é esse número atualmente.

No documento a vereadora também pede esclarecimentos sobre o sistema de recebimento ou troca de animais com outros zoológicos e se existem doações voluntárias de espécies. A parlamentar aguarda ainda dados sobre as despesas com a alimentação desses animais e a respeito do processo de aquisição de gêneros alimentícios e rações. Ela quer saber se todas as compras são feitas por meio de  licitações.

“Americana possui um belo e estruturado complexo ecológico.É um dos espaços públicos mais frequentados em nossa cidade, sendo visitado constantemente pelos munícipes e pessoas vindas de várias cidades do Brasil. Tão importante quanto a estrutura desses locais é também a diversidade de fauna e de flora, pois abriga as mais variadas e exóticas espécies”, destacou a vereadora para justificar a preocupação com a veracidade das denúncias.

O diretor do parque, Gustavo Malufe, disse em entrevista ao Grupo O Liberal de Comunicação que não teve acesso ao teor do requerimento. Ele negou que esteja acontecendo sumiço de animais e disse que nenhuma baixa sem justificativa foi registrada. São consideradas baixas normais as mortes ou as permutas com outros parques.

Sobre a possibilidade de haver furtos de animais o diretor não acredita que isso possa estar acontecendo. “Caso ocorra algum sumiço vocês ficarão sabendo porque faremos boletim de ocorrência”, citou Malufe.

Fonte: O Liberal

Você viu?

Ir para o topo