EnglishEspañolPortuguês

Canadá inicia hoje a caça de mais de 380 mil bebês focas

9 de abril de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Lilian Regato Garrafa   (da Redação)

Hoje começa a caça de bebês focas no Canadá, depois de, há algumas semanas, o governo canadense ter surpreendido a todos com um aumento de 50 mil na cota permitida para este ano. E isto, apesar de reconhecer que o gelo é escasso na região. A própria ministra da Pesca e Oceanos do Canadá, Gail Shea, reconhece que “as condições do gelo não são favoráveis este ano, mas pode mudar, pois o gelo se move”.

No total, a cota aprovada é 388.200 focas, uma das mais elevadas dos últimos 50 anos, segundo Rebecca Aldworth, diretora executiva da organização The Humane Society, que recorda que, nas décadas de 50 e 60, a população de focas foi rapidamente reduzida em dois terços, número comparável ao atual. 

Foto: Reprodução / AnimaNaturalis

Declínio da população

Enquanto ambientalistas falam em declínio das populações de mamíferos marinhos do Canadá, a Administração Pesqueira estima que existam 6,9 milhões de focas harpa, “mais que o triplo em 1970, 300 mil focas cinzentas e 600 mil focas de capuz, e continua a crescer ano após ano”.

No entanto, esses números não batem com o declínio do gelo que pode ser visto há anos na área do noroeste do Atlântico. Essa falta de gelo empurra os filhotes para o oceano antes que eles tenham força para nadar longas distâncias. Tanto que, em algumas áreas-chave, houve quase 100% de mortalidade de filhotes de focas pois o gelo derreteu antes que eles fossem capazes de sobreviver no mar. Além disso, o próprio Departamento de Meio Ambiente do Canadá confirma que o ano de 2010 tem a menor extensão de gelo na costa leste.

Nos últimos anos, vários países decidiram proibir o comércio de produtos derivados da foca. Foi o que fez no ano passado a União Europeia, ao vetar a sua importação, exceto os da caça tradicional, praticada pelos Inuit. Sem o mercado americano (que proibiu as importações em 1972) e o europeu, as autoridades canadenses têm um novo objetivo: China. Em janeiro passado, a ministra da Pesca viajou ao país para promover novas oportunidades de mercado, uma visita que incluiu um desfile de moda com pele de foca e foi “calorosamente ovacionada”, segundo relato do jornal canadense The Star.

Parece que os filhotes que não morreram por falta de gelo serão golpeados pelos arpões e lanças dos caçadores. Um milhão nos últimos cinco anos: a maior matança de mamíferos marinhos na Terra.

Foto: Reprodução / AnimaNaturalis

Com informações de AnimaNaturalis

 

Você viu?

Ir para o topo