EnglishEspañolPortuguês

Animais silvestres são reintegrados à natureza

8 de abril de 2010
2 min. de leitura
A-
A+


Dois animais silvestres, um bicho preguiça e um gavião, resgatados pelas equipes de atendimento da AutoBAn no Sistema Anhanguera-Bandeirantes foram reintegrados à natureza na última quarta-feira, 8 de abril. 

Foto: Divulgação AutoBAn
Durante quase um mês, receberam cuidados na Associação Mata Ciliar de Jundiaí, referência nacional na área de proteção, reabilitação e reprodução de animais silvestres.

O bicho preguiça, macho e adulto, recolhido no acostamento da Via Anhanguera, na altura do km 21, região de São Paulo, no dia 23 de março, passou por avaliação na ONG durante duas semanas e foi reintegrado à natureza na mata preservada da Serra do Japi, em Jundiaí.

Foto: Divulgação AutoBan

O gavião carcará, que foi encontrado ferido na altura do km 140 da Rodovia dos Bandeirantes, trecho de Limeira, também teve seu retorno ao habitat natural possibilitado pela parceria entre AutoBAn e Mata Ciliar. Após reabilitação de uma das asas quebrada e 24 dias em cativeiro, a ave foi solta hoje no mesmo local onde foi resgatada.

Foto: Divulgação AutoBan

Dados

O número de animais silvestres resgatados vivos no Sistema Anhanguera-Bandeirantes dobrou de 2008 para 2009. No ano passado, foram capturados 76 e, em 2008, foram 36. “Esses dados refletem a grande dificuldade enfrentada por esses bichos com a degradação ambiental, como urbanização desordenada, queimadas e tráfico de animais.

Foto: Divulgação AutoBan

“Infelizmente, nem sempre conseguimos recuperar e devolver à natureza animais tratados na Mata Ciliar devido à gravidade dos danos em que chegam. A reabilitação e a recolocação desses bichos na natureza são de estrema importância, já que todos possuem uma função biológica dentro do ecossistema em que vivem. Além disso, todos os animais silvestres, em graus diferentes, estão ameaçados de extinção e o principal motivo disso é a destruição dos seus habitats, ou seja, o lugar onde vivem está sendo aniquilado continuamente”, explica Jairo Pereira, biólogo da Associação Mata Ciliar.

Fonte: AutoBAn


Você viu?

Ir para o topo